Chilohem Onuoha antecipou o final do seu período de empréstimo na Alemanha e rumará ao Estrela da Amadora, em definitivo. Foto: IMAGO
Chilohem Onuoha antecipou o final do seu período de empréstimo na Alemanha e rumará ao Estrela da Amadora, em definitivo. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Mercado E. Amadora: Onuoha bem encaminhado, mas ainda por fechar

Internacional jovem alemão irá deixar o Colónia e rumar à Reboleira em definitivo. Não estava a ter o aproveitamento esperado num período de empréstimo... e os tricolores aproveitaram para um 'negócio de ocasião'

Poderá estar por horas o segundo reforço de inverno do Estrela da Amadora: Chilohem Onuoha, de 20 anos, está próximo de se juntar ao ataque dos tricolores, que irá sofrer mexidas – para esta entrada se efetivar, haverá também pelo menos uma saída.

O jovem avançado de 1,88 metros, que se faz notar pela mobilidade e pode atuar tanto pelas alas como no eixo, está ligado aos alemães do Colónia, com os quais o Estrela da Amadora mantém conversações bem encaminhadas, mas ainda por encerrar, nomeadamente os moldes do negócio, que sairá forçosamente em definitivo mas com as percentagens do passe do jogador ainda por decidir.

O Estrela poderá garantir a totalidade dos direitos económicos do avançado, mas a possibilidade de o conjunto alemão garantir uma parcela minoritária num acordo de divisão de entre os dois emblemas não estará ainda descartado.

Certo será que Onouha já deixou o SC Verl, do terceiro escalão do futebol germânico, ao qual se encontrava emprestado pelo Colónia, que há um ano e meio contratou o antigo internacional sub-19 alemão (possui também nacionalidade nigeriana), ao RB Leipzig.

Sem espaço neste histórico emblema alemão - foi o primeiro vencedor da Bundesliga, em 63/64 -, o atacante foi imediatamente emprestado ao Verl e o acordo foi prolongado no passado verão, para que o jogador prosseguisse a sua evolução. No entanto, as coisas não correram como esperado… e o Estrela aproveitou.

Com efeito, na primeira época de cedência Onouha cumpriu 20 partidas pelo atual segundo classificado da 3. Liga germânica, mas apenas cinco como titular, o que levou os dois emblemas a insistir numa segunda época, de afirmação que, afinal, será interrompida a meio: de agosto até janeiro, o atacante soma 297 minutos, distribuídos por 13 jogos (três golos e uma assistência) e somente um como titular.

Uma contagem que levou o Colónia a cancelar o empréstimo e optar por uma solução diferente, de permitir o desenvolvimento do jogador num contexto diferente como o futebol português e o Estrela, libertando-o num negócio que, por envolver o terceiro escalão alemão, imediatamente motivou comparações com Sidny Lopes Cabral. Porém, este caso em concreto será mais comparável com Ianis Stoica, um ativo pertencente aos tricolores que chegou a ter estatuto de grande promessa no seu percurso.