Mercado agitado no Sporting: Yeremay pode entrar, Geny pode sair, Jota mantém-se firme
Yeremay Hernández é alvo para reforçar o ataque do Sporting. O jovem extremo espanhol, de apenas 22 anos, que na temporada passada (ainda na era de Ruben Amorim) também chegou a ser equacionado em Alvalade, volta a estar em cima da mesa da SAD leonina, sendo um dos nomes (bem) referenciados caso o mercado possa levar uma das peças importantes das manobras ofensivas da equipa, nomeadamente... Geny Catamo.
Dado concreto: A BOLA sabe que ainda não houve uma proposta formal dos leões junto do Corunha para contratar o internacional sub-21 espanhol. Está, isso sim, bem identificado pelo scouting levando a algumas abordagens junto do clube galego para avaliar a disponibilidade para uma transferência até ao fecho do mercado. Outro dado concreto (e que está diretamente ligado a este processo): Geny Catamo é, por esta altura, um dos ativos em maior foco no mercado. A recente lesão de Diomande estancou o interesse de potenciais clubes no costa-marfinense, Hjulmand está blindado em Alvalade, pelo que o ala moçambicano, de 24 anos, é a maior 'ameaça' nesta fase pelo despertar atenções (que prometem aumentar nos últimos dias de mercado), apurou A BOLA, de clubes como o Como e Florentina (Itália), mas também de José Mourinho nos turcos do Fenerbahce.
OPERAÇÃO DE 20/25 MILHÕES
E é aqui que entra Yeremay Hernández. O Sporting, como tem vindo a fazer noutros processos, quer jogar na antecipação e pretende precaver-se de eventual raide pelo ala africano nos próximos dias. Que prometem... acontecer. Depois de adquirir no mês passado mais 65% do passe de Geny Catamo junto do Amora (ficando com 90%), o Sporting não fecha as portas a uma saída, mas apenas por valores na ordem dos 20/25 milhões de euros. Uma fasquia que os leões não estão dispostos a baixar.
Curiosamente (ou talvez não...) números idênticos a que o Corunha também mostra abertura para negociar Yeremay. O extremo espanhol (que pode jogar na direita ou na esquerda), passou pela formação do Real Madrid e renovou recentemente até 2030 com o Corunha, clube que representou nas últimas oito épocas. A última das quais de enorme fulgor, com 15 golos (5 assistências) em 39 jogos, 4.º melhor marcador do segundo escalão espanhol. O primeiro, recorde-se, foi Luis Suárez, reforço leonino.
Yeremay, porém, até se encontrava identificado há mais tempo do que o colombiano e um jogador que os leões seguem há muito tempo com o intuito de... contratar. Algo que ganha agora mais força, caso Geny Catamo — que ganhou a titularidade neste arranque de temporada — possa mesmo sair.
JOTA SILVA À MARGEM DESTE PROCESSO
Outro dado importante, e que A BOLA está em condições de confirmar, é que estas possíveis movimentações nos extremos não estão ligadas a Jota Silva. O internacional português, de 26 anos, continua a ser alvo prioritário do Sporting e as negociações com o Nottingham Forest vão prosseguir durante esta semana. E se numa fase incial o impasse relativo a esta contratação esteve, sobretudo, nos moldes do negócio (empréstimo com opção de compra ou venda definitiva), nesta altura foi o próprio emblema inglês que tem vindo a 'atrasar' o processo nos últimos dias.
As razões estão ligadas, ao que foi possível apurar, à construção do plantel do Nottingham. A equipa de Nuno Espírito Santo vai atacar (e investir muito...) em reforços nos próximos dias, porém, enquanto não chega sangue novo à equipa, a ordem passa por não vender para o plantel não ficar desequilibrado.