Mário Gomes divulga pré-convocatória para dupla jornada com a Roménia
A Seleção Nacional de basquetebol prepara-se para uma jornada dupla decisiva na caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2027, frente à Roménia. Os jogos estão agendados para 27 de fevereiro, em Coimbra, e 2 de março, em Pitesti.
Após um arranque positivo na primeira fase de qualificação, com uma importante vitória fora de casa contra o Montenegro, a equipa orientada por Mário Gomes foca-se agora no duplo confronto com a seleção romena, sem contar novamente com Neemias Queta, dos Boston Celtics, que já tinha, em novembro, ficado fora de duelos frente a Montenegro e Grécia, devido ao calendário da NBA, e Miguel Queiroz, ainda lesionado. De regresso está André Cruz, que se lesionou no ano passado.
Portugal está inserido no Grupo B desta primeira ronda de apuramento. Para continuar a sonhar com a presença no Mundial, a seleção precisa de garantir um dos três primeiros lugares do grupo. Caso o consiga, avançará para a segunda ronda, onde irá competir com as três melhores equipas do Grupo A. Deste novo agrupamento de seis seleções, apenas três carimbarão o passaporte para a fase final da competição, que contará com um total de 12 nações europeias.
O selecionador Mário Gomes já anunciou a lista de jogadores pré-convocados para estes compromissos cruciais.
Do Sporting foram chamados André Cruz, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rui Palhares, ao passo que o SC Braga vê três jogadores integrados na lista: Cândido Sá, Carlos Cardoso e Ricardo Monteiro. O Benfica está representado por Daniel Relvão e Diogo Gameiro, o FC Porto contribui com Gonçalo Delgado e Vladyslav Voytso.
A lista de jogadores a atuar em Portugal completa-se com André Silva (Imortal BC), Bruno Araújo (Vitória SC), Diogo Araújo (UD Oliveirense), Hugo Ferreira (CP Esgueira) e a dupla da AD Ovarense, António M. Lucas e Rodrigo Soeiro.
No que toca aos 'estrangeiros', Mário Gomes convocou Anthony da Silva (ALM Évreux), Diogo Brito (Obradoiro CAB), Nuno Sá (Palmer BM) e Travante Williams (Le Mans SB). A armada portuguesa em Espanha conta ainda com Diogo Seixas e Rafael Lisboa, ambos do Club Ourense Baloncesto. Nota ainda para a inclusão de Sasa Borovnjak, que atua precisamente na Roménia ao serviço do BC Timisoara.