Mário Gomes, treinador da Seleção Nacional de basquetebol masculino em jogo particular de preparação para o Eurobasket2025 onde Portugal participou. Foto FPB
Mário Gomes, treinador da Seleção Nacional de basquetebol masculino em jogo particular de preparação para o Eurobasket2025 onde Portugal participou. Foto FPB

Mário Gomes divulga pré-convocatória para dupla jornada com a Roménia

Jogos de qualificação para o Mundial 2027; Neemias Queta, dos Boston Celtics, novamente de fora devido ao calendário da NBA

A Seleção Nacional de basquetebol prepara-se para uma jornada dupla decisiva na caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2027, frente à Roménia. Os jogos estão agendados para 27 de fevereiro, em Coimbra, e 2 de março, em Pitesti.

Após um arranque positivo na primeira fase de qualificação, com uma importante vitória fora de casa contra o Montenegro, a equipa orientada por Mário Gomes foca-se agora no duplo confronto com a seleção romena, sem contar novamente com Neemias Queta, dos Boston Celtics, que já tinha, em novembro, ficado fora de  duelos frente a Montenegro e Grécia, devido ao calendário da NBA, e Miguel Queiroz, ainda lesionado. De regresso está André Cruz, que se lesionou no ano passado.

Portugal está inserido no Grupo B desta primeira ronda de apuramento. Para continuar a sonhar com a presença no Mundial, a seleção precisa de garantir um dos três primeiros lugares do grupo. Caso o consiga, avançará para a segunda ronda, onde irá competir com as três melhores equipas do Grupo A. Deste novo agrupamento de seis seleções, apenas três carimbarão o passaporte para a fase final da competição, que contará com um total de 12 nações europeias.

O selecionador Mário Gomes já anunciou a lista de jogadores pré-convocados para estes compromissos cruciais.

Do Sporting foram chamados André Cruz, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rui Palhares, ao passo que o SC Braga vê três jogadores integrados na lista: Cândido Sá, Carlos Cardoso e Ricardo Monteiro. O Benfica está representado por Daniel Relvão e Diogo Gameiro, o FC Porto contribui com Gonçalo Delgado e Vladyslav Voytso.

A lista de jogadores a atuar em Portugal completa-se com André Silva (Imortal BC), Bruno Araújo (Vitória SC), Diogo Araújo (UD Oliveirense), Hugo Ferreira (CP Esgueira) e a dupla da AD Ovarense, António M. Lucas e Rodrigo Soeiro.

Convocados:
André Cruz (Sporting CP) André Silva (Imortal BC) Anthony da Silva (ALM Évreux Basket, França) António M. Lucas (AD Ovarense) Bruno Araújo (Vitória SC) Cândido Sá (SC Braga) Carlos Cardoso (SC Braga) Daniel Relvão (SL Benfica) Diogo Araújo (UD Oliveirense) Diogo Brito (Obradoiro CAB, Espanha) Diogo Gameiro (SL Benfica) Diogo Seixas (Club Ourense Baloncesto, Espanha) Diogo Ventura (Sporting CP) Francisco Amarante (Sporting CP) Gonçalo Delgado (FC Porto) Hugo Ferreira (CP Esgueira) Nuno Sá (Palmer BM, Espanha) Rafael Lisboa (Club Ourense Baloncesto, Espanha) Ricardo Monteiro (SC Braga) Rodrigo Soeiro (AD Ovarense) Rui Palhares (Sporting CP) Sasa Borovnjak (BC Timisoara, Roménia) Travante Williams (Le Mans SB, França) Vladyslav Voytso (FC Porto)

No que toca aos 'estrangeiros', Mário Gomes convocou Anthony da Silva (ALM Évreux), Diogo Brito (Obradoiro CAB), Nuno Sá (Palmer BM) e Travante Williams (Le Mans SB). A armada portuguesa em Espanha conta ainda com Diogo Seixas e Rafael Lisboa, ambos do Club Ourense Baloncesto. Nota ainda para a inclusão de Sasa Borovnjak, que atua precisamente na Roménia ao serviço do BC Timisoara.