'Sir' Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United
'Sir' Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United - Foto: IMAGO

«Ainda têm o Ferguson a pairar sobre o clube, já cheira mal»

Roy Keane responsabiliza treinador pela queda do United e diz que a sua presença em Old Trafford, após a reforma, teve impacto negativo nos técnicos seguintes

Roy Keane culpou Alex Ferguson pela queda do Manchester United e pelas más decisões que se seguiram à sua saída.

O antigo capitão dos red devils defendeu que a presença do lendário treinador no clube, mesmo após ter deixado a atividade, criou pressão sobre os seus sucessores.

Como exemplo, citou o facto de Darren Fletcher, atual treinador interino, ter contactado o veternano para pedir conselhos antes de um jogo contra o lanterna-vermelha Burnley, sugerindo que a influência de Ferguson ainda era excessiva.

«O que acontece nessas entrevistas de emprego? Tenho uma curiosidade enorme. Porque é que dão constantemente o cargo de treinador a certas pessoas? O que acontece com as pessoas que contratam alguém depois de entrevistas e, um ano depois, dizem 'Afinal, este não serve'? Não se vê quem é quem quando se fala com a pessoa e se olha nos olhos? Vejam quem toma as decisões no United... Ainda têm Ferguson e David Gill (antigo diretor) a pairar sobre o clube, já cheira mal. Quem toma as decisões, digam-me? Ratcliffe? Wilcox? Quem é que entrevista o potencial treinador, quem é que avalia se este é o homem certo para o United?», questionou.

Keane não se ficou por aqui, irritado com mais uma exibição fraca do seu antigo clube: «Quase me esquecia do currículo. Meu Deus, é preciso ter um currículo para liderar o United. É preciso ter troféus, é preciso ter experiência. Tudo isso está certo. Mas, além do currículo, é preciso olhar o homem nos olhos e avaliar se ele tem o caráter necessário para liderar o United. O que acontece quando alguém que não pertence ao balneário entra? Os melhores jogadores olham para ele e perguntam: 'O que planeaste para nós?' É isso que os melhores jogadores fazem, desde sempre. E se não tiveres a resposta certa, os jogadores vão devorar-te vivo.»

«Vejam o Burnley-United, o nível desse jogo foi uma piada de mau gosto. E depois do jogo, ouço histórias como 'não estivemos mal', mas isso é uma tolice, por amor de Deus! Um jogo de lixo. Andamos em círculos e, de repente, qualquer ex-jogador do United tem a oportunidade de liderar a equipa», disparou.