Estádio 'New Trafford', Manchester, Inglaterra. Apresentado em março, o projeto prevê a construção de um novo estádio para o Manchester United, com capacidade para 100 mil pessoas e custo de 2,25 mil milhões de euros. Imagem - Foster + Partners
Estádio 'New Trafford', Manchester, Inglaterra. Apresentado em março, o projeto prevê a construção de um novo estádio para o Manchester United, com capacidade para 100 mil pessoas e custo de 2,25 mil milhões de euros. Imagem - Foster + Partners

Manchester United recebe apoio de mais de mil milhões para a construção do novo estádio

Governo local de Manchester lança fundo de mil milhões de libras, com o projeto de novo estádio, avaliado em 2 mil milhões, a ser considerado um «esquema prioritário» para impulsionar a região

O plano do Manchester United para construir um novo Old Trafford, projetado para ser o maior estádio do Reino Unido com capacidade para 100.000 espetadores, recebeu um importante apoio público. O governo local de Manchester lançou o GM Good Growth Fund, um fundo de mil milhões de libras (cerca de 1,18 mil milhões de euros) destinado a impulsionar a regeneração urbana em toda a cidade, com o projeto do clube a ser considerado um «esquema prioritário».

A administração local de Trafford, um dos dez distritos da Grande Manchester, delineou uma visão ambiciosa para que a região se transforme «numa segunda cidade capaz de rivalizar com qualquer outra no planeta até 2050», colocando-a em competição direta com metrópoles como Nova Iorque ou Tóquio.

Galeria de imagens 8 Fotos

A zona mais vasta de Old Trafford, que inclui terrenos em redor do estádio, é uma área pronta para a regeneração. A Grande Manchester reconhece os enormes benefícios de um novo estádio e quer que o projeto avance, uma vez que o novo recinto servirá de catalisador para um «destino de lazer e negócios» que incluirá 15.000 novas habitações na área.

Galeria de imagens 9 Fotos

O estádio em si, um projeto avaliado em 2 mil milhões de libras (financiado por fundos privados), será o centro desta regeneração. A diretora de operações do Manchester United, Collette Roche, saudou o plano num comunicado:

«Estamos muito satisfeitos por ver o projeto de regeneração de Old Trafford no centro do plano de crescimento da Grande Manchester para a próxima década», afirmou.

«Queremos construir o melhor estádio de futebol do mundo como a nova casa do Manchester United e um recinto à altura dos maiores eventos internacionais, incluindo o Campeonato do Mundo Feminino da FIFA de 2035, rodeado por um vibrante distrito de negócios, lazer e residencial, servido por excelentes ligações de transporte», acrescentou Roche, sublinhando a determinação do clube em desempenhar o seu papel para concretizar a visão e «desbloquear os enormes benefícios» para a região.

O coproprietário do Manchester United, Sir Jim Ratcliffe, expressou o desejo de que o novo Old Trafford esteja concluído a tempo da temporada 2030-31. No entanto, os projetos ainda não estão finalizados. O trabalho conceptual inicial, da autoria da Foster + Partners, já está a ser reconsiderado devido a negociações complexas com uma empresa de transporte de mercadorias que detém terrenos adjacentes.

Jim Ratcliffe e Alex Ferguson (IMAGO / PRiME Media Images)

Consequentemente, ainda não foi submetido qualquer pedido de licenciamento, embora o clube tenha concluído recentemente um período de consulta aos adeptos sobre instalações, lugares sentados e preços dos bilhetes.