Desejaram que Katie Boulter tivesse cancro depois da britânica perder um jogo. IMAGO

Mais de 100 mil insultos aos melhores tenistas do Mundo

Um em cada 10 posts das redes sociais eram abusivas denuncia um programa de Inteligência Artificial que analisou mais de três milhões de mensagens recebidas pelos 245 melhores tenistas do Mundo e há um tenista britânica que contou que até cancro lhe desejaram que tivesse

Os tenistas que jogam no circuito profissional (ATP) receberam mais de 162.000 mensagens ofensivas no ano passado, de acordo com um programa de inteligência artificial que analisou mais de 3 milhões de mensagens recebidas pelos 245 melhores jogadores do mundo.

Segundo dados divulgados pela ATP, um em cada 10 comentários continha indícios de abuso , enquanto para alguns tenistas essa percentagem sobe para 50%.

Os jogadores têm a opção de enviar essas mensagens ao ATP, que as denunciará às plataformas e removerá as contas que as publicaram, além de tomar medidas legais. No total, 3.300 comentários foram denunciados desde o início desta iniciativa em julho de 2024.

Ainda assim, 68 pessoas foram identificadas por este serviço e apenas 28 denunciadas à polícia.

O abuso nas redes sociais aumentou nos últimos anos, especialmente devido ao fenómeno das apostas, acreditam os investigadores.

Em junho, Katie Boulter, a principal tenista britânica, disse que as pessoas desejavam que ela tivesse «cancro» e que ameaçaram «profanar o túmulo da avó» se ela não morresse.

 

E não se pense que são apenas os tenistas menos conhecidos. Já este ano, Carlos Alcaraz explicou que também era atacado. «Eu também recebo. Há algumas mensagens muito duras. Não vou revelar uma mensagem que recebi, mas podem ser muito 'pesadas' e algumas até te deixam com medo. Obviamente, quando perco, recebo muitas mensagens. Algumas são muito boas; outras são muito más. Prefiro não me prender a isso. Aprendi que, quando perco, não devo olhar tanto para as redes sociais, porque às vezes, quando eu perdia uma partida na primeira ronda ou uma partida que eu não deveria ter perdido, ver as mensagens afetava-me muito. Às vezes é difícil lidar com isso», confessou em Queens o espanhol de 22 anos.

No início deste mês, a ucraniana Elina Svitolina, ex-número 3 do mundo, perdeu com Naomi Osaka no WTA de Montreal e denunciou as várias ameaças de que foi alvo.

Segundo um estudo da Associação de Ténis Feminino (WTA) e da Federação Internacional de Ténis (ITF), os apostadores são responsáveis por 40% dos casos de abuso detectados nas mensagens diretas a jogadoras.