Lusitanos XV perdem final da Supertaça europeia
Os Lusitanos XV não conseguiram conquistar a Supertaça europeia de rugby, ao serem derrotados pelo Castilla y León Iberians por 42-17, em Amesterdão, nos Países Baixos, falhando o troféu que os espanhóis ergueram pela primeira vez na história da competição.
O encontro foi dominado desde cedo pelos Iberians, que ao intervalo já venciam por 18-3. A equipa portuguesa reagiu apenas na segunda parte, com dois ensaios de Afonso Tapadinhas, aos 59 e 80 minutos, ambos convertidos por Domingos Cabral, que já tinha somado uma penalidade na primeira parte, aos 13 minutos. No entanto, os esforços lusos não foram suficientes para impedir a vitória espanhola, que somou um total de sete toques de meta.
Esta foi a segunda derrota da franquia portuguesa frente à congénere espanhola nesta temporada, depois de, na última jornada da fase de round robin, terem perdido em Lisboa por 26-13.
Com o triunfo, os Castilla y León Iberians conquistam a sua primeira Super Cup europeia, sucedendo aos georgianos Black Lion, que não participaram neste ano após vencerem as quatro edições anteriores da competição.
Os Lusitanos XV chegaram à final após terminarem a fase de round robin em segundo lugar, atrás dos Iberians, e garantirem a passagem às meias-finais com uma vitória categórica sobre os Brussels Devils, por 63-14.
Criada em 2021/22 pela Rugby Europe, a Rugby Europe Super Cup visa promover o desenvolvimento do râguebi em nações emergentes, e conta com a participação de equipas como os Lusitanos XV, os Brussels Devils, os Castilla y León Iberians e os neerlandeses Delta. Portugal terminou como vice-campeão em 2022 e 2024, sempre atrás dos georgianos Black Lion, e volta a confirmar o seu estatuto de força emergente no cenário europeu da modalidade.