Luís Pinto vai disputar o seu primeiro dérbi do Minho, este sábado, frente ao SC Braga. (IMAGO)

Luís Pinto e a estreia na Liga contra o FC Porto: «Entusiasmo e de orgulho»

Treinador dos conquistadores vai estrear-se no principal escalão do futebol nacional e confessou estar feliz; técnico antecipou dificuldades na deslocação ao Estádio do Dragão, mas revelou que pretende que a sua equipa demonstre bem a sua identidade

Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, vai estrear-se, esta segunda-feira às 20.45 horas, na Liga e não podia estar mais satisfeito, mesmo que tenha desvalorizado um pouco a questão.

«Sentimento de entusiasmo e de orgulho, mas julgo que no meio daquilo que é a nossa profissão, acaba por ser o menos importante, o que mais importa é estarmos a iniciar uma nova época e queremos fazê-lo da melhor forma. O trabalho de um treinador é privilegiar o coletivo, ao invés do individual. Obviamente que é um momento de orgulho, mas é o que menos importa neste momento.»

O sorteio ditou que o primeiro adversário, em jogos oficiais, em 2025/26, fosse o FC Porto e em pleno Estádio do Dragão, mas o técnico dos vimaranenses pretende que a sua equipa mostre tudo aquilo que trabalhou na pré-temporada.

«Tem a ver com a identidade com aquilo que queremos ser ao longo da época, aquilo que queremos ser enquanto grupo, aquilo que queremos passar para dentro do campo. Identidade bem presente, disputar todos os lances e todos os jogos para vencer. O respeito tem de estar presente para com o adversário, mas também para com o clube que representamos. A humildade tem de estar presente em todos os momentos dos jogos e se formos humildes e também corajosos ficamos mais perto do objetivo da vitória. Olhar muito para dentro, claro que faz parte do nosso trabalho saber o que o adversário consegue fazer, mas é muito importante mostrarmos os nossos valores.»

O mercado de transferências continua aberto e mesmo tendo recebido dez reforços, o treinador, de 36 anos, ainda pode ver sair jogadores importantes, tal como Toni Borevkovic, não sendo algo que agrade particularmente ao novo timoneiro dos conquistadores.

«É normal que começar o campeonato com o mercado aberto tem as suas questões menos positivas, enquanto treinador gostaria que todos os jogadores que temos à disposição pudessem ficar e contar com eles até final. É o que é e não podemos estar muito preocupados com isso, temos de estar preparados para isso e amenizar qualquer questão que possa haver pelo facto de o mercado estar aberto. Querendo sempre o melhor para os nossos jogadores, mas temos de nos focar apenas no dia de hoje», confessou e ainda adiantou estar preparado para quaisquer incidências.

«Tenho noção da qualidade que temos no plantel e daquilo que enquanto treinador gostava e quero que aconteça, mas o mercado está aberto. Aconteça o que acontecer neste mercado, vamos estar preparados para dar resposta. Encarar o dia a dia é a melhor forma de estar e não nos preocuparmos com essas questões.»

Sugestão de vídeo: