Miguel Maga pode surgir no onze frente ao FC Porto, mas no eixo defensivo. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

V. Guimarães: Miguel Maga em nova função aponta ao onze

Jovem português tem sido aposta no lado direito do eixo defensivo composto por três jogadores; testes efetuados por Luís Pinto deixaram boas indicações e pode mesmo ser titular perante o FC Porto

Com a chegada de Luís Pinto ao comando técnico do Vitória de Guimarães, Miguel Maga adquiriu uma nova função. O treinador tem o 3x4x3 como sistema preferencial e tem colocado o jovem lateral como o homem mais à direita do trio que compõe o eixo defensivo e a experiência tem sido, pelo menos na pré-temporada, positiva.

Sendo um jogador baixo para as lutas aéreas com os avançados opositores, Miguel Maga acrescenta qualidade na saída de bola e no sentido posicional. A segunda metade da época passada, em que agarrou a titularidade, foi de nível elevado e, até ao momento, tem dado continuidade à maturidade e conhecimento que foi adquirindo. Assim sendo, o jogador português, de 22 anos, pode mesmo ser escolha inicial na ronda inaugural da Liga 2025/26, na qual os conquistadores visitam o Estádio do Dragão.

A dinâmica aplicada pelo novo técnico, que chegou proveniente do Tondela, permite a utilização do lateral nessa nova posição, contando, claro está, com a experiência de Toni Borevkovic no centro da linha defensiva e com um jogador canhoto, também com boa saída de bola, no outro lado.

Algo que não é, totalmente, chocante pois no momento defensivo o número de jogadores a ocuparem o setor mais recuado sobe para cinco, daí Luís Pinto pretender alas bastante versáteis que consigam fazer o corredor sem problemas de maior. Assim, na hora de defender, Miguel Maga faz o movimento de aproximação aos restantes companheiros, tal como muitas vezes sucedia numa linha de quatro, deixando o extremo a defender por fora, sendo que neste caso passa a ser um ala.

A probabilidade de Miguel Maga surgir no onze, frente ao FC Porto (segunda-feira às 20.45 horas) aumenta com a análise aos jogos particulares, em que o jovem foi utilizado em sete dos dez, com um total de 433 minutos e sempre nessa nova função.

Sugestão de vídeo: