Lito Vidigal quer dar sequência ao triunfo com o Santa Clara, na jornada passada (IMAGO)
Lito Vidigal (IMAGO) - Foto: IMAGO

Lito Vidigal: «Temos de resgatar esta alma boavisteira»

Técnico das panteras vincou a importância de somar novo triunfo, após a vitória com o Santa Clara, deixando elogios à SAD axadrezada, que tem trabalhado com Gérard López para reerguer o Boavista. Moussa Koné está disponível para ir a jogo

Depois do triunfo na última jornada diante do Santa Clara (1-0), o Boavista volta ao jogar no Bessa este fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, em duelo da ronda 25 da Liga.

Na antevisão à receção aos vimaranenses, Lito Vidigal destacou o crescimento das panteras nos últimos encontros: «É um jogo difícil contra uma equipa que está a fazer uma boa campanha. As minhas sensações são de que a minha equipa tem vindo a crescer, semana após semana. Precisávamos de uma vitória para consolidar esse crescimento e conseguimo-la na semana passada. E queremos voltar a ganhar já, queremos dar continuidade a este momento. É importante prolongá-lo o máximo de tempo possível. Temos este jogo que é importante para nós, continuamos na nossa caminhada, acreditando que é possível, sabendo que é um momento difícil.»

«Mas acreditamos que, ganhando este jogo, adiantamo-nos um pouco em relação às equipas que estão a competir para ficar na Liga. Esse é o nosso objetivo», completou.

O timoneiro dos axadrezados encontrou um grupo motivado depois do triunfo importante no último desafio e e salientou a ideia de representar o espírito boavisteiro: «A atitude competitiva deles [jogadores] é forte, cada vez está melhor. Há um bom ambiente, há um espírito de equipa fortíssimo também. A mensagem que tenho passado aos jogadores é a de que temos de ter em mente que podemos ganhar qualquer jogo. Essa mentalidade competitiva nos treinos tem de estar sempre presente. Temos de resgatar esta alma boavisteira, que tem de estar nesta equipa sempre. O Boavista é um clube peculiar nesse sentido, tem uma identidade própria. Além do que possamos fazer, não podemos perder essa identidade.»

Vidigal afirmou que gostava que os vitorianos, que empataram com o Betis (2-2) na quinta-feira, continuassem na UEFA Conference League e sublinhou que o foco está no que o Boavista pode fazer amanhã: «Eu gostava que o Vitória continuasse, que tivesse uma boa campanha, seria bom para o futebol português. Acima de tudo, estou focado nos meus jogadores. Continuo a olhar mais para a minha equipa até porque nós ainda não estamos consolidados. Claro que temos de avaliar o adversário, mas acima de tudo temos de olhar para a nossa equipa. Infelizmente há pouco tempo para competir, mas temos de usar esse tempo para trabalhar a nossa equipa.»

Questionado sobre o regresso de Reisinho, que cumpriu castigo frente aos açorianos, o treinador realçou que conta com todos os elementos do plantel: «Todos os jogadores são importantes, nesta fase mais ainda. Conto com todos os jogadores, os que começarem no onze ajudam de uma forma, os que começarem no banco de outra, os que não forem convocados também, nem que seja trazer água para os outros. Temos de ser uma família.»

O técnico angolano revelou ainda que Moussa Koné está disponível para ir a jogo, ele que estava em dúvida para o embate com os minhotos: «O Koné já treinou. Treinou limitado mas pode ser opção, não sei se vai jogar de início, mas poderá ser opção.»

«A massa adepta do Boavista tem uma importância muito grande naquilo que possamos fazer neste jogo. Vimos de um jogo em que a participação dos adeptos foi muito importante. Os jogadores precisam dessa energia para se transformarem e encararem a competição com otimismo, luta e garra», vincou sobre o adeptos.

Lito Vidigal terminou a conferência de imprensa deixando uma palavra à administração axadrezada, frisando o esforço que tem sido feito no sentido de criar um Boavista forte para o futuro e destacando a parceria com os investidores, referindo-se a Gérard López.

«O Boavista está numa nova fase. Não me canso de dizer que o presidente e a sua equipa têm feito muito trabalho incansável. Têm trabalhado muito para tornar o Boavista outra vez um clube forte e respeitado. O presidente tem trabalhado muito com os investidores, têm feito uma parceria muito estreita, pensando em desenvolver o projeto do Boavista no futuro. Nós continuamos a acreditar que é possível ficar na Liga, e vamos fazer tudo por tudo para continuarmos. Por aquilo que eu tenho conversado com o presidente, e de algumas mensagens que ele tem passado em relação ao trabalho que tem feito com os investidores, no fundo a palavra é essa - a alma do Boavista. Nós vamos ter um Boavista de futuro», rematou Lito Vidigal.