Liga Inglesa feminina ambiciona acordo televisivo histórico
A partir da próxima época, a Liga Inglesa feminina (Women’s Super League – WSL) pretende transmitir todos os 132 jogos do campeonato, numa tentativa de atrair mais interesse para a competição.
Quem o afirma é o jornal inglês Daily Mail, que acrescenta que a WSL espera receber 20 milhões de libras (sensivelmente 23,5 milhões de euros) por época, uma subida considerável em relação aos 7,5 milhões de libras (8,8 milhões de euros) que obtém atualmente.
O objetivo passa também por atrair mais canais televisivos para o produto, que atualmente é transmitido na Sky Sports (com 35 jogos por época) e na BBC (22 partidas por temporada). Os restantes jogos são transmitidos em streaming de forma gratuita no site da Federação Inglesa de Futebol.
What a way to score your first goal back!@VivianneMiedema's strike against Liverpool is the #BarclaysWSL Goal of the Month! pic.twitter.com/01rzvXW4Wr
— Barclays Women's Super League (@BarclaysWSL) February 8, 2024
Assim, só 56 encontros têm transmissão televisiva, mas a WSL espera que, segundo a mesma fonte, ao transmitir todas as suas partidas, o valor do novo contrato, no mínimo, duplique.
A estratégia passa por replicar aquilo que aconteceu no campeonato feminino norte-americano, que atualmente recebe 58,7 milhões de euros por época dos direitos televisivos.
A Premier League também adotou uma estratégia semelhante para as próximas épocas – a partir de 2024/25, a Sky Sports vai transmitir um número recorde de jogos por temporada.