Liga 3: drama em Lourosa e goleada do Sporting B em Alcochete
Lusitânia Lourosa-Amarante: a vitória estava à entrada da área
O duelo matinal quentinho entre Lusitânia Lourosa e Amarante (2-1) ficou marcado por três grandes momentos. A meio da primeira parte, Zangré recebeu um passe longo, tirou um adversário do lance com uma roleta notável, que repetiu no segundo seguinte para ficar cara a cara com o guarda-redes e inaugurar o marcador para os alvinegros que hoje jogaram de rosa.
Depois de uma segunda parte de sofrimento, o Lusitânia conseguiu o empate ao minuto 89 graças a um volley de enorme qualidade de João Vasco que despoletou o primeiro de momento de loucura total em Lourosa. O segundo chegou no quinto minuto de compensação, quando Sérigo Ribeiro puxou a culatra atrás e rematou o arco do triunfo amarelo e preto.
Curiosidade: Enquanto o Lourosa vive uma série de três vitórias consecutivas depois de perder a primeira jornada, o Amarante entrou a vencer na da fase de subida, mas conheceu o sabor da derrota nas últimas três partidas.
Sporting B-1.º Dezembro: no meio do vermelho, emergiu o talento
O Sporting entrou a todo o gás na receção ao 1º Dezembro e aos dois minutos já vencia graças a um pontapé de raiva de Rafael Nel. O avançado leonino, que é constantemente motivado ao longo dos jogos por João Pereira para visar a baliza contrária, podia ter tido uma tarde ainda mais feliz, mas pecou na finalização.
#SportingB | 🎥 O golo dos Leões, marcado por Rafael Nel no 1.º minuto da partida 🦁
— Sporting CP (@SportingCP) March 1, 2025
🟢 1-0 🔵 // #SCPSU1D pic.twitter.com/YuwiutGsYQ
Guilherme Oliveira foi adiando o 2-0, mas na segunda parte nada pôde fazer quando João Freitas, depois de uma interação mais quente com João Pereira, e Dener, por travar um adversário em zona proibida, receberam ordem de expulsão. Quem agradeceu foi o jovem avançado Lucas Anjos que saiu do banco para espalhar magia e assistências, primeiro para Mauro Couto (72') e depois para Rodrigo Marquês (89').
Curiosidade: Dos 20 jogadores presentes na ficha de jogo do Sporting B, apenas quatro estiveram presentes no primeiro jogo da temporada dos leões, na Covilhã, a 3 de agosto: Lucas Taibo, Mauro Couto, Manuel Mendonça e Lucas Anjos.
Belenenses-Varzim: duelo de históricos termina em confusão
No Estádio do Restelo, os azuis tiveram sempre mais perto de chegar à vitória, mas pecaram na finalização. As melhores oportunidades pertenceram a Ekanga, que rematou ligeiramente por cima, e a Nuno Tomás que, já na segunda parte, obrigou a uma enorme defesa de Mbaye. Descontentamento crescente do Belenenses com a arbitragem precipitou a expulsão do treinador João Nuno por protestos, já dentro dos últimos 20 minutos de jogo e confusão total na bancada da casa, no final da partida.
Curiosidade: Nos últimos vinte anos, Belenenses e Varzim apenas se tinham defrontado por duas ocasiões na Liga 2, em 2010/2011.