Miro está a ser alvo de cobiça
Miro está a ser alvo de cobiça (Foto: Liga Portugal)

Liga 2: Tondela dá ‘Paços’ seguros e aproxima-se da subida

Golo solitário de Miro permitiu aos beirões garantir a vantagem decisiva em Paços de Ferreira; liderança está consolidada e a Liga cada vez mais próxima, em função da vantagem sobre a restante concorrência

O Tondela, líder da Liga 2, continua a ultrapassar obstáculos com dificuldade, mas com os desejados três pontos: apenas uma semana depois de ter sido obrigado a uma reviravolta nos instantes finais perante o Feirense, na jornada anterior, o emblema beirão conseguiu prevalecer sobre o aflito Paços de Ferreira com um golo decisivo apontado à entrada do último quarto de hora de jogo.

O golo de Miro, apontado aos 73 minutos, garantiu a vitória ao Tondela e coloca a subida cada vez mais próxima – provisoriamente, os comandados de Luís Pinto aumentam para sete pontos a distância para o Vizela, segundo classificado, dez pontos para o Alverca, terceiro classificado e em lugar de play-off, e muito confortáveis treze pontos de diferencial para Benfica B (não integra a luta pela subida) e Chaves.

O conjunto tondelense aproximou-se do golo logo na fase inicial da partida com duas oportunidades sucessivas – primeiro, aos 13’, através de um chapéu bem colocado de Rodrigo Ramos sobre o guarda-redes Jeimes, cortado em esforço por Antunes. No minuto seguinte, Miro viu Jeimes, numa primeira instância, e o poste, na recarga, impedirem-no de celebrar.

Antes do intervalo, Costinha rematou em jeito e a bola não passou longe do alvo, com o nulo a manter-se ao intervalo e a prolongar-se por mérito do Paços de Ferreira, que assumiu o controlo da bola e manteve a sua baliza fora de perigo até que Miro, finalmente, descobriu o caminho para o Tondela numa jogada coletiva bem construída até chegar a Hélder Tavares, que desferiu passe de morte para que o angolano pudesse visar com sucesso a baliza pacense e obter o golo… que seria o único.

Mérito, diga-se, para Bernardo Fontes, guardião do Tondela que respondeu presente no período final, de maior assédio do Paços à sua baliza, com duas excelentes intervenções, aos 82’ perante Ronaldo Lumungo, que se isolava, e 90+2 minutos, travando um remate de fora da área de João Caiado. Com um esteio na sua baliza, o Tondela segurou um precioso triunfo.