Início do Mundial de triatlo adiado devido ao conflito no Médio Oriente
A etapa de abertura do Campeonato do Mundo de triatlo, que estava agendada para 28 e 29 de março em Abu Dhabi, foi adiada devido à instabilidade no Médio Oriente. A informação foi confirmada esta segunda-feira pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP).
A decisão partiu da World Triathlon, o organismo que rege a modalidade a nível internacional, que anunciou a necessidade de reagendar a prova nos Emirados Árabes Unidos. Consequentemente, o arranque do campeonato mundial passa a estar previsto para 26 de abril, em Samarcanda, no Uzbequistão.
Na base do adiamento está o conflito no Médio Oriente, que se intensificou após um ataque militar lançado pelos Estados Unidos e por Israel contra o Irão a 28 de fevereiro. Em retaliação, o Irão visou alvos em Israel, assim como bases e infraestruturas norte-americanas em alguns países da região, incluindo EAU, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Koweit, Líbano, Jordânia, Omã e Iraque, com registos de incidentes também no Chipre e na Turquia.
A comitiva portuguesa que iria marcar presença no arranque da competição era composta por Vasco Vilaça, João Nuno Batista, Miguel Tiago Silva, Maria Tomé e Mariana Vargem, que competiriam tanto nas provas individuais como na estafeta mista.
A World Triathlon está a trabalhar para encontrar uma nova data para a competição de Abu Dhabi. Caso a prova seja remarcada para antes da Grande Final, que decorrerá em Pontevedra entre 24 e 27 de setembro, o regulamento manter-se-á, contando para a classificação final as cinco melhores pontuações de cada atleta ao longo da temporada.