O Sporting B sorriu no regresso à Liga 2, vencendo o Torreense (1-0), mais de sete anos após a última partida oficial disputada no escalão. Foto: Sporting Clube de Portugal

Liga 2: Sporting B bate candidato à subida ao cair do pano

Golo de Flávio Gonçalves, perto do final, garantiu triunfo sobre o Torreense; regresso feliz dos jovens leões ao segundo escalão profissional, mais de sete anos após o último jogo

Um início de época sorridente e muito promissor este que marca o regresso do Sporting B à Liga 2 após mais de sete anos de ausência nessa competição. Os leões venceram na casa de um dos emblemas apontados como candidatos à subida de divisão, o Torreense, por conta de um golo no período final que lhes permitiu vencer por 1-0.

Um remate cruzado de Flávio Gonçalves, aos 89’, deu seguimento a um livre batido de forma rápida por Mauro Couto e surpreendeu a defesa do conjunto do Oeste, que viu frustradas as suas expectativas de iniciar a época a pontuar perante os seus adeptos.

A partida foi realizada ao início da tarde, o que em início de agosto se refletiu em muito calor, muito sol e, como é apanágio no Estádio Manuel Marques, também um forte vento, fatores que, porém, não impediram as duas equipas de protagonizarem um jogo interessante no qual o Sporting B entrou melhor e quase abriu o marcador aos 18’ por Manuel Mendonça, não fora o corte decisivo de Stopira sobre a linha de golo.

Na resposta, Javi Vázquez atirou sobre a trave através de livre e o Torreense cresceu na partida, voltando a estar próximo do golo aos 35’, quando Diego Callai se aplicou perante trabalho individual de Manuel Pozo, que se livrou de vários adversários antes de atirar, já em esforço, na direção da baliza.

O intenso calor retirou discernimento e, sobretudo, capacidade às duas equipas. Até que, só aos 72 minutos voltou a haver emoção: José Silva quase emendou ao segundo poste para o Sporting B e, pouco depois, aos 79’, Ethyan González atirou com perigo e ligeiramente por cima para os locais.

O nulo parecia prolongar-se até final, porém aos 89’ Flávio Gonçalves assumiu o papel de protagonista e decidiu a partida, atribuindo ao Sporting B um regresso feliz à Liga 2.

Em maio de 2018, a segunda equipa leonina havia derrotado o SC Braga B com um golo solitário de Paulinho, assim concluindo uma época na qual os leões não evitaram a despromoção. Uma ausência que se prolongou até… este sábado.