Lewandowski e o fim da carreira: «Já começo a preparar, não sinto pressão»
Robert Lewandowski, avançado de 37 anos do Barcelona, ainda não tem clube para a época 2026/27. O contrato do goleador polaco acaba no final da presente temporada. O ponta de lança garantiu, em entrevista ao podcast High Performance, que não planeia termina já a carreira, mas que está a preparar o momento de pendurar as chuteiras.
«Não tenho medo de terminar a carreira, já estou a começar a preparar-me para isso, para o que vou fazer depois do futebol», afirmou Lewandowski. «O futebol é uma parte importante da minha vida, mas não é toda a minha vida, especialmente agora», prosseguiu o polaco, que não se sente «pressionado» para deixar de jogar: «Sei que estou perto do fim da carreira, em um, dois, três... talvez quatro anos. Não sei, mas não me sinto pressionado. Se um dia eu ouvir o meu corpo e sentir que alguma coisa mudou. estarei pronto para acabar a carreira.»
Lewandowski também revelou que o Barcelona lhe pediu para ser duro com os mais jovens do plantel. «No Bayern, a mentalidade era diferente, porque éramos jogadores mais experientes, duros. No Barcelona, vi muitos jogadores jovens que tinham de ser mais duros com eles próprios. O clube disse-me que precisava de alguém como eu, alguém que os ensinasse que estar no topo não é uma questão de uma ou duas semanas, que é importante ir ao ginásio e que é importante trabalhar arduamente todos os dias», explicou. Este caminho da aprendizagem teve dois sentidos: «Comecei a conhecê-los e a aprender com eles também. Comecei a ver que eles não gostavam deste tipo de comportamento e que compreendem muito bem o futebol. Penso que, quando nós tínhamos a idade que estes jogadores têm, não entendíamos o futebol da mesma maneira que estes jogadores compreendem.»
O fator da idade é um dos que maior choque causou a Lewandowski. «Sou mais velho que os jogadores. Sou mais velho que o pai do Lamine, por exemplo. Disse a mim próprio: 'Também tens de aprender com eles'», confessou.