Marko Loncovic ao serviço do Sporting, num clássico com o FC Porto, disputado em maio de 2023 - Foto: A BOLA
Marko Loncovic ao serviço do Sporting, num clássico com o FC Porto, disputado em maio de 2023 - Foto: A BOLA

Leão vira o clássico azul?

Depois de na época passada ter vencido os sete jogos frente ao Sporting, o FC Porto recebe um leão ferido pela derrota no dérbi. Mas há quem acredite que os lisboetas vão fazer das fraquezas forças, hoje, 15h00, no jogo grande da 3.ª jornada da Liga Betclic

Ainda a lamber as feridas provocadas pela traumática derrota caseira com o Benfica na semana passada – ligeiramente atenuada com o triunfo europeu a meio da semana –, o Sporting defronta um rival que se tem revelado inultrapassável nos últimos confrontos. A história recente mostra que o clássico tem sido bastante azul, com o FC Porto a sair vencedor dos últimos oito clássicos, incluindo os sete disputados entre as duas equipas na época passada.

E este registo ganha ainda mais expressão se colocarmos os filtros que enquadram o jogo deste sábado, a contar para a 3.ª jornada da Liga Betclic. Para encontrar a última vitória no campeonato precisamos de recuar 10 jogos; e passam a 13 para encontrar o último triunfo no Dragão Arena, que remonta a 23 de maio de 2023.

Ainda assim, apesar de o cenário ser desolador na ótica dos jogadores e adeptos leoninos, a esperança de o inverter existe. E da Croácia chegam palavras motivadoras de alguém que esteve em todas as três últimas vitórias referidas: Marko Loncovic. Foi com o poste internacional português que A BOLA falou para lançar o clássico deste sábado. Para o poste de 34 anos que agora representa o KK Dubrovnik, o peso dos registos recentes vale muito pouco.

«Cada jogo conta por si, e esses resultados devem ser vistos como uma motivação extra. Os sportinguistas mostraram, mais uma vez, o que significa ser adepto de verdade, e tiveram paciência durante a época passada — o chamado 'ano zero' —, algo que é muito raro no desporto», começa por dizer o antigo atleta dos leões, que até acredita que até pode haver uma espécie de rastilho provocado por esta sequência negativa no plantel. «O Sporting tem jogadores muito experientes, que querem ganhar e que veem este jogo como ainda mais importante, especialmente depois da derrota pesada no último dérbi. São jogadores que querem mostrar que o 'ano zero' acabou e que, nesta época, merecem ser vistos como jogadores que podem ganhar», analisa.

Nesse sentido, o experiente jogador aponta «a união e a confiança» como chaves para derrotar o FC Porto, mas acredita que sua antiga equipa «tem todos os elementos necessários para ganhar o jogo». «Reforçou-se com jogadores de ainda mais qualidade do que nos últimos anos. É uma equipa com novas soluções, mais madura e preparada para enfrentar qualquer adversário. Além disso, a equipa técnica tem muitas pessoas competentes, e tenho a certeza de que sabem qual é a receita certa para vencer o clássico», finaliza.