Laura Harvey regressou ao Seattle Reign em 2021, após treinar a equipa entre 2013 e 2017
Laura Harvey regressou ao Seattle Reign em 2021, após treinar a equipa entre 2013 e 2017 - Foto: IMAGO

Treinadora diz que usou ChatGPT para escolher táticas

Laura Harvey, do Seattle Reign, revela que lhe foi sugerida uma linha de cinco na defesa em dois jogos

Laura Harvey, treinadora do Seattle Reign, admitiu no Soccerish Podcast que chegou a escolher táticas para alguns jogos da National Women's Soccer League (NWSL), liga norte-americana de futebol feminino, com base no ChatGPT.

«Um dia, ainda não tinha começado a época, escrevi no ChatGPT algo como 'Qual é a identidade do Seattle Reign?' E ele despejou lá. E eu 'Não sei se é verdade ou não'. Depois coloquei lá 'Qual o sistema em que deves jogar para derrotar equipas da NWSL?' E colocaram todas as equipas da liga e qual o sistema em que deverias jogar. E no caso de duas equipas, dizia 'deves jogar com uma linha de cinco na defesa'. Então foi o que fiz. Sem brincadeiras, foi por isso que o fiz», contou.

Embora tenha recusado especificar quais as duas circunstâncias em que utilizou o esquema em causa, a especialista em futebol feminino Kim McCauley recordou que a primeira vez que a equipa utilizou esses sistema foi contra o Orlando Pride (0-1), em abril.

Harvey sublinhou que, juntamente com a sua equipa técnica, «pesquisou bastante, analisou a fundo e pensou na forma como poderiam jogar», antes de acolher as sugestões da inteligência artificial.

Laura Harvey regressou ao Seattle Reign em 2021, após treinar a equipa entre 2013 e 2017.