Treinadora diz que usou ChatGPT para escolher táticas
Laura Harvey, treinadora do Seattle Reign, admitiu no Soccerish Podcast que chegou a escolher táticas para alguns jogos da National Women's Soccer League (NWSL), liga norte-americana de futebol feminino, com base no ChatGPT.
«Um dia, ainda não tinha começado a época, escrevi no ChatGPT algo como 'Qual é a identidade do Seattle Reign?' E ele despejou lá. E eu 'Não sei se é verdade ou não'. Depois coloquei lá 'Qual o sistema em que deves jogar para derrotar equipas da NWSL?' E colocaram todas as equipas da liga e qual o sistema em que deverias jogar. E no caso de duas equipas, dizia 'deves jogar com uma linha de cinco na defesa'. Então foi o que fiz. Sem brincadeiras, foi por isso que o fiz», contou.
Embora tenha recusado especificar quais as duas circunstâncias em que utilizou o esquema em causa, a especialista em futebol feminino Kim McCauley recordou que a primeira vez que a equipa utilizou esses sistema foi contra o Orlando Pride (0-1), em abril.
Harvey sublinhou que, juntamente com a sua equipa técnica, «pesquisou bastante, analisou a fundo e pensou na forma como poderiam jogar», antes de acolher as sugestões da inteligência artificial.
Laura Harvey regressou ao Seattle Reign em 2021, após treinar a equipa entre 2013 e 2017.