László Krasznahorkai vence Prémio Nobel da Literatura 2025
László Krasznahorkai, escritor húngaro de 71 anos, venceu o Prémio Nobel da Literatura 2025. O anúncio foi feito esta quinta-feira em Estocolmo.
O autor de romances, contos e guiões foi distinguido «pela sua obra convincente e visionária que, no meio de um terror apocalíptico, reafirma o poder da arte», revelou o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malmo.
BREAKING NEWS
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 9, 2025
The 2025 #NobelPrize in Literature is awarded to the Hungarian author László Krasznahorkai “for his compelling and visionary oeuvre that, in the midst of apocalyptic terror, reaffirms the power of art.” pic.twitter.com/vVaW1zkWPS
«É um grande escritor épico da tradição da Europa Central, que se estende de Kafka a Thomas Bernhard, e é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco», assinala o Comité Nobel a propósito do escritor natural da cidade húngara de Gyula, autor de obras como O Tango de Satanás e Herscht 07769.
O prémio, acompanhado de um montante de cerca de 1 milhão de euros, será entregue numa cerimónia prevista para 10 de dezembro.
Na edição anterior, a premiada foi a sul-coreana Han Kang.