Juan Castillo define-se com um líder e que gosta de comunicar. (FOTO: Vitória SC)

Juan Castillo (V. Guimarães): «Estupiñán disse-me que é uma equipa competitiva»

Guarda-redes colombiano tem 22 anos e assinou contrato com os conquistadores até junho de 2029; vimaranenses reforçam a baliza, antecipando a possível venda de Bruno Varela

Juan Castillo, guarda-redes colombiano, chega ao castelo proveniente do Fortaleza CEIF e assinou por quatro temporadas. O jogador, de 22 anos, explicou que procurou aconselhar-se com compatriotas que já passaram pela cidade berço.

«O Vitória é um clube historicamente muito grande. Já passaram colombianos por cá. Há poucos anos foi o Óscar Estupiñán. Tive a oportunidade de falar com ele antes de vir. Disse-me que é um clube muito organizado, que tem o seu próprio estádio e que tem uma sede espetacular. É uma equipa competitiva, que está sempre a lutar pelos lugares europeus. É natural que na América do Sul se fale mais do Benfica, do FC Porto ou do Sporting, mas o Vitória aparece sempre depois, a lutar pela Europa», revelou o jovem que ainda mencionou as suas características.

«Sou muito bom no um contra um e no jogo aéreo também. Tenho melhorado muito nos últimos anos. É um dos meus pontos fortes. Sou muito rápido na baliza e um líder. Gosto de de comunicar, estou sempre concentrado durante o jogo e atento. Estas são as minhas valências. Falar e comunicar é importante, porque quando és guarda-redes tens todo o campo à tua frente e podes ser um apoio importante para os demais.»

O jovem tem algumas referências mundiais na sua posição e uma até passou por Portugal.

«O Casillas é uma das minhas referências na baliza, porque acompanhava muito o Real Madrid. Assim como o Keylor Navas e o David Ospina, que é uma lenda do futebol colombiano. Considero que é o meu ídolo. Foi muito importante para o meu país e uma inspiração para os mais jovens. Acaba por jogar na Colômbia por pouco tempo e creio que foi um dos primeiros a dar o passo de se mudar para a Europa. Para mim também foi uma referência. Posso dizer que atualmente também me inspiro no Courtois em todos os sentidos.»

Sugestão de vídeo: