José Mourinho, ex-treinador do Fenerbahçe, atualmente no comando do Benfica
José Mourinho, ex-treinador do Fenerbahçe, atualmente no comando do Benfica - Foto: IMAGO

«José Mourinho mostrou falta de caráter comigo»

Lincoln, atualmente no Alverca, recorda passagem pela Turquia. Médio-ofensivo assumiu que Jorge Jesus foi o «melhor treinador» com quem já trabalhou

Lincoln, que regressou a Portugal no verão pela porta do Alverca, abriu o livro sobre a passagem pelo Fenerbahçe, onde se cruzou com dois treinadores portugueses: Jorge Jesus e José Mourinho. O médio-ofensivo, em entrevista ao Fanatik, deixou rasgados elogios a Jorge Jesus e críticas a José Mourinho. 

«Fui contactado diretamente por Jorge Jesus. Foi um prazer trabalhar com ele e estou feliz com a decisão de ir para o Fenerbahçe. Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei. Ensinou-me a ver o futebol de maneira diferente. É um homem de caráter e fala sempre diretamente com os jogadores. Está ligado ao futebol durante 24 horas, sete dias por semana. Não é por acaso que conquista campeonatos por onde passa. Desejo-lhe todo o sucesso do Mundo», referiu. 

Jorge Jesus a dar indicações a Lincoln durante a passagem pelo Fenerbahçe
Jorge Jesus a dar indicações a Lincoln durante a passagem pelo Fenerbahçe

Jorge Jesus é o melhor treinador com quem já trabalhei

Depois da saída de Jorge Jesus, Lincoln foi emprestado a Bragantino e Hull City. 

«Fui tratado de forma injusta e desrespeitosa. Em muitos jogos, dei o meu melhor para ajudar o clube e a equipa, mesmo a jogar fora de posição. Sofri uma lesão complicada e, embora esperasse apoio e reconhecimento, não recebi. Não sou um jogador conhecido como outros, mas sempre me esforcei ao máximo em campo e adorava vestir essa camisola. Quando voltei, acho que faltou respeito em relação às oportunidades que tive. Estava muito bem e mostrei isso com um golo e uma assistência contra o Adana Demirspor», apontou, falando sobre o período em que o Fenerbahçe foi orientado por Ismail Kartal e José Mourinho. 

«Não tinha muita comunicação com Ismail Kartal e José Mourinho. Depois da saída de Jorge Jesus, acho que houve uma enorme explosão de egos. Tanto Ismail Kartal como José Mourinho queriam contratar jogadores em quem confiavam e, no fim, não mantiveram nenhum jogador da era Jorge Jesus. Eles não me queriam, nem ao Willian Arão, João Pedro ou Luan Peres», disse, assumindo ter ficado bastante chateado com José Mourinho. 

Depois da saída de Jorge Jesus, houve uma enorme explosão de egos no Fenerbahçe

«José Mourinho surpreendeu-me. Conversei com ele antes de ir para o Hull City e disse que queria ver-me na pré-temporada em Portugal. Terminei a temporada no Hull City e estava à espera de ser convocado para a pré-época em Portugal. Liguei para o tradutor para falar com Mourinho, mas ele não quis falar comigo», começou por contar. 

«Disse-me que deveria contar tudo o que queria ao diretor desportivo. A equipa estava em Portugal e eu estava em casa, também em Portugal, mas mesmo assim ele queria que fosse para Istambul para treinar à parte com Miha Zajc. Não manteve a sua palavra. Um treinador que ganhou muitos campeonatos, ninguém pode negar isso... O que posso dizer sobre ele é que mostrou falta de caráter comigo. Na vida, o carácter é mais importante do que campeonatos, especialmente para mim», acrescentou, assumindo estar muito feliz no Alverca

Lincoln, jogador do Alverca (IMAGO)
Lincoln, jogador do Alverca (IMAGO)

«É um desafio especial e gostei sempre de desafios. O nascimento do meu filho foi um fator importante nessa decisão. Não me arrependo. Istambul? É a minha segunda casa. Espero voltar a essa cidade, que vive e respira futebol, algum dia», completou.