José Mourinho ilibado das acusações de racismo
José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, foi absolvido da queixa-crime apresentada pelo Galatasaray devido a alegadas declarações racistas no dérbi de Istambul válido para a Superliga turca.
«Como resultado da queixa apresentada pelo Galatasaray contra o nosso treinador, José Mourinho, com base em racismo, o Ministério Público de Istambul decidiu que nenhum crime ocorreu e que não havia necessidade de processo», anunciou o Fenerbahçe, em comunicado, esta sexta-feira.
«O banco deles saltava como macacos. Com um árbitro turco, teria um amarelo no primeiro minuto e, cinco minutos depois, teria de substituí-lo. Felizmente, esteve perfeito», foram as declarações do treinador português que causaram polémica.
Na altura, foram vários os antigos jogadores de Mourinho a saírem em defesa do português, entre eles Drogba.
«Vocês sabem o orgulho que senti em vestir a camisola amarela e vermelha e o meu amor pelo clube mais condecorado da Turquia! Todos nós sabemos como as rivalidades podem ser apaixonadas e acesas, e eu tive a sorte de as viver. Vi os comentários recentes sobre José Mourinho. Acreditem em mim quando vos digo que conheço o José há x anos e que ele não é racista e a história (passada e recente) está aí para o provar. Concentremo-nos nos nossos jogos, apoiemos os nossos brilhantes leões e ganhemos a liga para nos aproximarmos das nossas cinco estrelas. Como é que o meu 'pai' poderia ser racista?», defendeu o antigo avançado.
Kamuoyuna Duyuru
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) April 4, 2025
Galatasaray Kulübü tarafından Teknik Direktörümüz Jose Mourinho hakkında ırkçılık odaklı suç duyurusu sonucunda, İstanbul Cumhuriyet Başsavcılığı tarafından verilen kararda, herhangi bir suç oluşmadığına ve kovuşturmaya yer olmadığına karar verilmiştir.… pic.twitter.com/W9cpaFVnie