Jonathan Wheatley abandona Red Bull, depois de 18 anos, e vai para a Audi
Surpresa na Fórmula 1. Jonathan Wheatley, diretor desportivo da Red Bull, vai abandonar a equipa, depois de 18 anos, para ser chefe de equipa da Audi.
BREAKING: Red Bull Sporting Director Jonathan Wheatley to leave the team to become Team Principal of the Audi F1 project#F1 pic.twitter.com/pO6Gzv5DpT
— Formula 1 (@F1) August 1, 2024
A Red Bull confirmou a notícia através de um comunicado: «A Oracle Red Bull Racing anuncia a saída do diretor desportivo Jonathan Wheatley, que parte para um novo desafio, assumindo o papel de chefe de equipa na Audi F1 Project.»
O chefe de equipa dos atuais campeões de contrutores, Christian Horner, já reagiu à saída de Wheatley: «Foi uma longa e bem sucedida relação com Jonathan, ao longo de 18 anos. A sua contribuição para seis títulos mundiais de construtores e sete campeonatos mundiais de pilotos, primeiro como chefe de equipa e depois como diretor desportivo, será para sempre um marco na história da nossa equipa.»
Wheatley faz parte da Red Bull desde 2006 e desempenhou um papel fundamental no sucesso da equipa, tendo conquistado seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos. O britânico permanecerá na Red Bull até ao final deste ano, antes de se tornar o chefe de equipa da Audi, quando a equipa entrar no grid, em 2026.
Trata-se de mais uma saída notável da Red Bull, depois de o diretor técnico, Adrian Newey, ter anunciado a sua saída, no início deste ano. Newey deixará a equipa no início do próximo ano e ainda não anunciou qual será o seu próximo destino.