Jonathan Milan soma segunda etapa no Giro
No regresso das planícies ao percurso da Volta a Itália, na 11.ª etapa da corrida, esta quarta-feira, voltaram os palcos privilegiados para os velocistas do pelotão se expressarem, e não desperdiçaram a oportunidade.
Um grupo numeroso destes corredores rápidos e explosivos lançou-se, a toda a velocidade, na reta da meta em Francavilla al Mare, na costa do Adriático, no final de uma longa e algo monótona ligação de 207 quilómetros desde Foiano di Val Fortore, e à sua frente impôs-se Jonathan Milan.
🔻 A very hectic final kilometer, with a massive crash in the middle of the sprint, but a pure display of sheer power from the fastest man of this race
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 15, 2024
⏮ The @Continentaltire Ultimo Kilometro ⤵️#GirodItalia#LastKm | #Continental #ContinentalItalia #SafetySponsorOfTheRoad pic.twitter.com/JhCn08YQ3I
O jovem italiano, de 23 anos, da equipa Lidl-Trek, somou a segunda vitória nesta edição do Giro, a terceira no total após a sua estreia na prova em 2023, batendo diretamente os seus maiores rivais, o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) – que foi desclassificado pelos comissários por sprint irregular -, o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), terceiro na estrada e promovido a segundo, e pelo mesmo motivo, o italiano Govanni Lonardi (Polti-Kometa) ascendeu ao pódio.
Com este triunfo, Jonathan Milan reforça a liderança da classificação por pontos, cujo símbolo é a camisola roxa (Ciclamino).
«Estou bastante satisfeito com a segunda vitória este ano. Em 2023 venci uma etapa, mas cometi muito erros noutras que me impediram de ganhar mais, mas aprendi com esses lapsos, devidos em parte a falta de concentração, e as coisas estão a correr-me muito melhor», declarou o vencedor após a chegada, em entrevista rápida.
«Veremos se poderei conquistar mais alguma coisa neste Giro, porque estou em forma, com boas pernas. Veremos...», concluiu Jonathan Milan.
🚆 💗 One for Traintok that one #GirodItalia pic.twitter.com/4ErgxEqyFy
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 15, 2024
Da luta caótica entre os velocistas, nos últimos 300 metros, pelo melhor posicionamento, resultou uma aparatosa queda coletiva, envolvendo, entre outros o neerlandês Fabio Jakobsen (dsm), um dos melhores sprinters. Aparentemente, sem consequência graves para os corredores.
O líder da classificação geral, Tadej Pogacar, teve uma jornada tranquila no conforto do pelotão e mantém a camisola rosa com 2.40 minutos de vantagem sobre o colombiano Daniel Martinez (Bora-hansgrohe) e 2.56 minutos sobre o galês Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), que reduziu em dois segundos o atraso, ao bonificar numa meta intermédia.