Três jogos, duas vitórias e um empate. É este, para já, o saldo (positivo) do Olimpija Liubliana, campeão da Eslovénia, agora orientado por João Henriques, na Liga dos Campeões. Na primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da prova milionária, a equipa do técnico português, 50 anos, eliminou o Valmiera, da Letónia, com um duplo 2-1, enquanto na noite desta quarta-feira foi à Bulgária empatar 1-1 com o Ludogorets, crónico campeão búlgaro — ergue o troféu há 12 temporadas consecutivas.


Apesar de ter entrado com o pé esquerdo no campeonato esloveno, derrotado, por 1-2, em casa do Koper, no passado sábado, o Olimpija Liubliana deu a resposta que os adeptos esperavam e regressou a casa com uma preciosa igualdade a uma bola, num jogo em que quatro portugueses estiveram em ação: os laterais Jorge Silva e David Sualehe, o avançado Rui Pedro, ele que marcou nos dois jogos da eliminatória contra o Valmiera, não esquecendo o médio Claude Gonçalves, do Ludogorets.

Começou bem o jogo para a turma de Liubliana. Primeiro porque o  adversário perdeu a principal referência atacante, o avançado suíço Kwadwo Duah, por lesão, logo aos sete minutos, em segundo porque à passagem do minuto 14 Elsnik, num remate de longe, colocou os visitantes em vantagem. Sob chuva intensa, que só abrandou na segunda parte, os búlgaros chegaram ao empate em cima do tempo de descanso, aos 44’, golo de Yankov, servido por Claude Gonçalves.

Na segunda parte, o desafio primou pelo equilíbrio, apesar da investida final do Ludogorets, perto do 2-1 em dois momentos, 80’ e 81’. Quanto aos portugueses, o lateral-direito Jorge Silva jogou os 90 minutos, tal como o lateral contrário David Sualehe, amarelado aos 90 +4, enquanto  Rui Pedro foi rendido aos 76’ por Gavric. Já Claude Gonçalves foi titular a tempo inteiro nos locais.