Furacão Melissa sobre as Caraíbas
Furacão Melissa sobre as Caraíbas - Foto: IMAGO

Jamaica prepara-se para furacão Melissa com categoria 5

Esperados ventos de 250 km/h e a tempestade mais forte de sempre; Cuba e Bahamas também serão atingidas

As Caraíbas preparam-se para a passagem do furacão Melissa, que ganhou força nas últimas horas e já tem categoria 5, a mais alta na classificação da força dos ventos destes fenómenos.

Mais concretamente, Jamaica e Cuba receberam avisos para ventos superiores a 250 km/h, devendo chegar com menos força às Bahamas.

Imagem do Centro Nacional de Furacões dos EUA para o furacão Melissa

«Espera-se que o Melissa traga ventos catastróficos, chuvas fortes e inundações repentinas à Jamaica ainda hoje», avisou o Centro de Furacões dos EUA. «Permaneçam abrigados! Inundações repentinas catastróficas, deslizamentos de terra e ventos destrutivos continuarão ao longo do dia, causando danos generalizados nas infraestruturas, falhas de energia e comunicações, e comunidades isoladas. O colapso total de estruturas é possível nas zonas próximas da trajetória do centro do Melissa. Ao longo da costa sul, prevê-se maré de tempestade com risco de vida e ondas destrutivas durante todo o dia», disse ainda.

O diretor-geral do serviço meteorológico nacional, Evan Thompson, referiu que esta poderá ser a tempestade mais forte que o país já enfrentou, sendo que poderá afetar 1,5 milhões de pessoas só na Jamaica, alertou a Cruz Vermelha, avisando para um «impacto massivo».

A tempestade causou já três vítimas mortais no Haiti e um na República Dominicana durante o fim de semana.

(atualizado às 12h24)