Irão começou a retaliação contra Israel: mísseis no ar e todo o país em alerta
O conflito entre Israel e Irão subiu de tom. Sirenes de ataque aéreo foram ativadas em várias regiões de Israel, incluindo em Jerusalém e Telavive, após o Exército israelita detectar dezenas - possivelmente cerca de 100 - de mísseis balísticos lançados pelo Irão, confirmaram as forças de defesa israelitas.
Os sistemas de defesa aérea, nomeadamente o Iron Dome e o Arrow, estão a intervir intensamente para interceptar estas ameaças. O exército israelita emitiu um alerta à população, recomendando que se mantenha em abrigos até novas informações. Foram observadas nuvens de fumo vista em imagens ao vivo de Telavive - ainda não está claro se resultam de impactos dos mísseis ou das interceções.
Esta ofensiva iraniana surge na sequência de uma vasta operação militar israelita contra infraestruturas nucleares e militares iranianas - a chamada Operation Rising Lion - com impacto em locais como Natanz, Fordo e Isfahan, e com vários altos oficiais iranianos mortos.
Os iranianos responderam com mísseis balísticos e drones num ataque coordenado, não só com o objetivo de infligir danos mas também de enviar um aviso claro ao estado israelita.
Durante a manhã, Israel disse foram lançados mais de 100 drones contra o território israelita, mas que os sistemas de defesa «estão a funcionar para eliminar as ameaças.»
Artigos Relacionados: