Internacional macedónio entre os 59 mortos do incêndio numa discoteca
Notícias dramáticas na Macedónia do Norte, onde 59 pessoas morreram esta madrugada num incêndio numa discoteca em Kocani, havendo ainda cem feridos.
Uma das vítimas é Andrej Lazarov, futebolista e antigo internacional sub-21 pela Macedónia do Norte. Inicialmente, parecia que Andrej tinha sobrevivido, mas Lazarov ao tentar ajudar as restantes vítimas.
O incêndio ocorreu durante o concerto do grupo de hip-hop DMK, um dos mais populares do país, em que foram usados efeitos pirotécnicos. Um vídeo do evento mostra a banda a atuar quando dois foguetes ligados de cada lado do palco lançam chispas em direção ao teto, que pegou fogo.
Mais cedo, o clube havia informado que o jogador estava nos cuidados intensivos com queimaduras «mas fora de perigo de vida», informação que teve de atualizar com a pior notícia.
«Apesar de termos recebido informações prévias da sua família de que se encontrava bem, comunicamos, com profunda dor e imensa tristeza, que o nosso futebolista Andrej Lazarov foi confirmado entre as vítimas do trágico incêndio que ocorreu durante a noite em Kocani. Tal como a alma heróica que era, Lazarov perdeu a vida a tentar ajudar outros a escapar da área atingida pelo fogo. Foi intoxicado pelo fumo durante os esforços para salvar vidas, demonstrando coragem e humanidade até ao último momento. O seu ato heróico ficará para sempre na nossa memória como testemunho do seu carácter nobre e do seu grande coração», diz um comunicado do clube.
«Esta é uma perda enorme para o nosso clube, colegas de equipa e toda a comunidade futebolística. As palavras são insuficientes para descrever a dor que sentimos neste momento, numa das maiores tragédias da história do nosso clube! O FK Shkupi expressa as mais sinceras condolências à sua família, amigos e a toda a grande família do nosso clube. Andrej fez parte do clube apenas por seis meses, mas o seu nome permanecerá para sempre como parte integrante da nossa equipa. A sua memória ficará para sempre inesquecível nos nossos corações!», diz-se ainda.
O futebolista, natural de Kocani, representou vários clubes na Macedónia e na Croácia ao longo da sua carreira. Antes de chegar ao Shkupi, vestiu as camisolas do Rabotnicki e do Tikves, na Macedónia, e do Rudes e do Gorica, na Croácia, de onde regressou no verão passado para o futebol macedónio.
Devido a esta tragédia, todos os eventos desportivos na Macedónia do Norte foram cancelados.