Infantino entregiu 'Prémio FIFA da Paz' ao presidente dos Estados Unidos
Infantino entregiu 'Prémio FIFA da Paz' ao presidente dos Estados Unidos - Foto: IMAGO

Infantino acusado de violar códigos de ética da FIFA por causa de Trump

Líder do organismo entregou 'Prémio da Paz' ao presidente norte-americano durante a cerimónia do sorteio do Mundial 2026

Foi apresentada uma queixa formal, esta segunda-feira, ao Comité de Ética da FIFA, alegando «violações repetidas» do dever de neutralidade política da FIFA por parte do seu presidente, Gianni Infantino, na sequência da cerimónia do sorteio do Mundial, que decorreu na última sexta-feira.

A reclamação solicita também uma investigação sobre o processo que levou Donald Trump a receber o primeiro Prémio da Paz da FIFA de sempre.

Segundo o The Athletic, a denúncia foi feita pela FairSquare, organização sem fins lucrativos e grupo de defesa que se concentra, sobretudo, nos direitos globais dos emigrantes laborais, repressão política e desporto. No âmbito desportivo, a organização afirma promover «uma governação melhor e mais democrática para impedir que as instituições desportivas contribuam para causar danos e sofrimento».

De acordo com a publicação, uma carta de oito páginas foi enviada ao Comité de Ética da FIFA e à equipa de comunicação do organismo que rege o futebol a nível global.

O Comité de Ética Independente da FIFA é um dos seus órgãos judiciais e, de acordo com o organismo, é o principal responsável pela investigação de possíveis violações do Código de Ética da instituição.