«Hjulmand seria jogador ideal para a Juventus»
Morten Hjulmand tem sido associado com insistência à Juventus nas últimas semanas. O capitão do Sporting agrada à direção bianconera, que sonha com o regresso do dinamarquês ao calcio. Frederik Sorensen, defesa-central que representou o clube de Turim, analisou o perfil do médio e deixou palavras elogiosas, destacando que o compatriota tem o perfil certo para se impor num clube com a exigência da vecchia signora.
Em declarações ao Tuttosport, Sorensen começou por destacar a consistência e a qualidade de Hjulmand. «É um médio de qualidade e quantidade que já demonstrou o seu valor no Sporting e, antes disso, no Lecce. Na Dinamarca, fala-se bem dele há vários anos. Hjulmand é um perfil muito interessante. Acredito que ele tenha as características necessárias para jogar na Juventus e se impor imediatamente.»
«Pode ser um médio mais ofensivo, tem um bom pé e é agressivo, complementando-se melhor com um jogador como Locatelli. Vejo para Morten, porém, como papel ideal o de um número ‘oito’, com Locatelli como médio defensivo. Ter dois elementos desse tipo no plantel, capazes de alternar entre um papel e outro, seria um bom impulso para a Juve», continuou.
O defesa, atualmente ao serviço do Union Brescia, da Serie C, ressalvou, no entanto, que a transição para um clube como a Juventus é um desafio muito distinto e que Hjulmand terá de se adaptar rapidamente ao novo contexto, caso se concretize a transferência. «Será crucial para ele, se se transferir para Turim, ter uma boa compreensão do mundo da Juventus. Quase quinze anos depois de eu chegar aos bianconeri, muita coisa mudou desde então, mas uma coisa permanece inalterada: o encanto único de poder vestir aquela camisola, respirar aquela atmosfera, ver os campeões que vieram antes de ti e o que eles conquistaram.»
«É um clube que exige que tu correspondas a isso, todos os dias. Primeiro e acima de tudo, com o teu comportamento e depois com o teu jogo em campo. Quem veste aquela camisola deve ter respeito pela história e por essas cores. É uma oportunidade muito importante, que deve ser abraçada com o máximo profissionalismo. Porque na Juventus, não jogas apenas futebol: representas uma tradição, uma identidade, uma ideia de excelência», terminou Sorensen, que somou 19 jogos pela Juventus, em 2010/11.
A Juventus manifestou interesse em contratar Morten Hjulmand e, numa primeira abordagem através dos seus agentes, acenou com a possibilidade de apresentar uma proposta entre 30 e 40 milhões de euros. No entanto, a resposta do Sporting foi taxativa: por esses valores, não vale a pena voltar à carga.
A administração do Sporting considera Hjulmand peça-chave dentro e fora de campo - é capitão de equipa e líder no balneário - e, por isso, só admite a saída pelo valor da cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros. Qualquer proposta abaixo desse montante será recusada.