Lanus festeja triunfo sobre o San Lorenzo na liga argentina
Lanus festeja triunfo sobre o San Lorenzo na liga argentina - Foto: IMAGO

Histórico clube argentino tem quatro dias para evitar falência

San Lorenzo atravessa uma das fases mais negras da sua história

O San Lorenzo, um dos maiores clubes da Argentina e conhecido como a «equipa do Papa Francisco», enfrenta uma das maiores crises financeiras da sua história. A Justiça do país notificou o clube a pagar, até ao próximo dia 19, uma dívida de cerca de 4,4 milhões de euros ao fundo suíço AIS Investment Fund, sob pena de ver a sua falência decretada. A informação foi avançada pelo canal TyC Sports.

A origem da dívida remonta a 2020, ano em que o San Lorenzo vendeu o avançado Adolfo Gaich ao CSKA Moscovo. Na altura, o clube argentino recorreu a um empréstimo junto do fundo suíço, antecipando o valor que seria pago pelos russos. Contudo, o CSKA acabou por transferir o montante diretamente para o San Lorenzo, que nunca repassou o devolveu ao AIS Investment Fund.

O litígio arrasta-se há vários anos e, segundo o TyC Sports, o clube já tinha sido condenado em 2024 a pagar cerca de 3,6 milhões de euros. Com juros e correções, o valor subiu para os atuais 4,4 milhões.

Sem margem para novos recursos judiciais e após várias tentativas falhadas de acordo, os advogados do San Lorenzo tentam agora encontrar uma solução de emergência para evitar um desfecho dramático: a falência de um dos clubes históricos do futebol argentino.

Fundado em 1908, o San Lorenzo é um dos cinco grandes do País das Pampas, campeão nacional 15 vezes e vencedor da Taça Libertadores em 2014. A ameaça judicial representa, por isso, um golpe profundo na história e no futuro do emblema azulgrana.