Jadiel Pereira da Gama a celebrar com os adeptos
Jadiel Pereira da Gama a celebrar com os adeptos - Foto: IMAGO

História na Eredivisie com recorde batido após 66 anos

Jadiel Pereira da Gama foi utilizado pelo PEC Zwolle com 15 anos e 243 dias

O jogo da segunda jornada da Eredivisie, entre Telstar e PEC Zwolle, estabeleceu um recorde nos Países Baixos. Jadiel Pereira da Gama, médio neerlandês de origem cabo-verdiana, entrou em campo nos últimos minutos pela equipa visitante na passada sexta-feira e fez história aos 15 anos e 243 dias, sendo o mais novo de sempre a jogar no campeonato dos Países Baixos.

O recorde anterior (15 anos e 290 dias), detido por Wim Kras, uma lenda do Volendam, resistia desde 1959. O médio defensivo, nascido a 15 de dezembro de 2009, entrou em campo ao minuto 88, substituindo Floranus na equipa do Telstar.

Sob pressão dos clubes, a Federação reduziu o limite de idade

Recentemente, Mark van Bommel aproximou-se deste recorde, sendo o quarto jogador mais jovem na história da Eredivisie, graças à sua estreia pelo Fortuna Sittard aos 16 anos e 23 dias.

Na base deste feito está, no entanto, uma razão regulamentar. Até julho de 2024, a idade mínima para assinar um contrato profissional nos Países Baixos era de 16 anos, o que tornava matematicamente impossível quebrar este recorde, mesmo na presença de talentos muito jovens.

Sob pressão dos clubes, a federação neerlandesa (KNVB) reduziu o limite, permitindo a inscrição de jogadores de 15 anos, embora existam várias restrições previstas nas leis sobre o trabalho de menores. É um ajuste que colocou os Países Baixos ao mesmo nível de Inglaterra, Espanha e Itália, campeonatos com recordes de precocidade abaixo dos 16 anos, enquanto a Alemanha ainda resiste.

Estreia sob o olhar de Ronald Koeman!

Já durante a pré-época, Jadiel Pereira da Gama demonstrou ter qualidade para a equipa principal, destacando-se como médio-centro e marcando um golo num particular contra o Dundee United.

O treinador Henry van de Vegt deu a entender que o futebolista poderia estrear-se a qualquer momento, e o jovem desafiou a superstição, mudando há algumas semanas a sua alcunha no TikTok para @Dejongste.6, que se traduz como «o mais jovem».

No final da partida histórica, foi abordado pelos jornalistas das televisões neerlandesas e mostrou-se sorridente e descontraído, sublinhando que sabia perfeitamente que nas bancadas se encontrava o próprio Ronald Koeman, selecionador dos Países Baixos.

«O selecionador neerlandês estava no estádio para ver o seu filho, Ronald Jr., guarda-redes do Telstar, mas, certamente, começou a tirar notas para o futuro», destacou a imprensa neerlandesa.

Sugestão de vídeo: