Verstappen, já zangado via rádio, tocou de lado em Russell quando a equipa aconselhava que cedesse posição #DAZNF1

Helmut Marko critica Verstappen: «As emoções simplesmente dominaram-no»

Consultor da Red Bull deixou algumas críticas ao tetracampeão da Fórmula 1 e explicou a situação com Russell, assim como a escolha dos pneus duros para o final da corrida

Na segunda-feira à noite, na Servus TV, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, criticou o desempenho do tetracampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, no Grande Prémio de Espanha, em que terminou no 10.º lugar após uma grande polémica nas últimas voltas.

Marko explicou que o momento decisivo para Max ocorreu quando ele perdeu o terceiro lugar na batalha com Charles Leclerc na volta 61, imediatamente após o reinício. Os dois tocaram-se levemente e, em seguida, Max, aparentemente de forma deliberada, tocou em George Russell na curva 5, sendo penalizado com 10 segundos.

«Na reta, diria que Leclerc apertou Max. Depois veio a situação com Russell, primeiro o ataque na primeira curva. Sabem que o Max conhece as regras em detalhe. Ele disse imediatamente: 'George perdeu o controlo do carro e, por isso, tive de abrir a curva e sair da pista'», começou por dizer Helmut, explicando a razão pela qual pediram ao neerlandês para ceder a posição.

«De acordo com a nossa discussão interna, a situação era 50/50. E como isto aconteceu imediatamente após o safety car, essa penalização de 10 segundos teve um peso muito maior em comparação com se tivesse sido aplicada a meio da corrida. Isso foi uma coisa. A outra, Max não queria devolver a posição a Russell, mas foi instruído a fazê-lo, ele cumpriu a instrução, mas protestou», atirou, dando a sua visão do momento.

«Max desacelerou na saída da curva 4 e todos nós presumimos que ele deixaria Russell passar. E então ele acelerou repentinamente. Não sei se foi um erro de avaliação ou o que Max estava a pensar naquele momento. E depois, desencadeou-se o inferno», acrescentou.

Além da penalização de 10 segundos que relegou Max para o 10.º lugar na classificação da corrida, ele também recebeu três pontos de penalização e já tem 11, estando a um ponto de ser automaticamente impedido de participar numa corrida.

«No passado, também houve problemas», lembrou os toques anteriores de Max com Russell. «Foi desnecessário e perdemos muitos pontos, mas, devido a todos os incidentes e más decisões que aconteceram, as emoções simplesmente dominaram Max», afirmou Marko.

Nas redes sociais, surgiu uma declaração de Verstappen na qual ele lamentou o incidente com Russell, sendo que o chefe da Red Bull, Christian Horner, revelou que ele pediu desculpas à equipa.

Marko concordou ainda com a penalização de 10 segundos e acrescentou que «não é fácil obter uma admissão de culpa do Max». «Não se esqueçam que os dois, ele e Russell, já têm história», acrescentou. «Após a corrida, não houve uma longa análise da corrida, pois Max estava muito irritado. E quando Max está com esse humor, é melhor deixá-lo sozinho», atirou.

Por fim, o próprio explicou a decisão para os pneus duros no final da corrida, por já não terem outros. «Fomos forçados a arriscar para termos alguma chance e as três paragens nas boxes foram esse risco. Infelizmente, antes do final da pista, o safety car entrou, e ficámos com apenas um conjunto de pneus duros novos, que não eram adequados para estas condições, especialmente quando falamos de pneus que não estão aquecidos», justificou.

«Quando se arrisca, pode-se perder. No reinício, Max sentiu que não tinha aderência com aqueles pneus e quase perdeu o controlo do carro. E depois veio a situação com Leclerc, mas não quero entrar em detalhes sobre isso. A colisão com Russell? Max esteve muito tempo à sua frente, e depois, devido à escolha dos pneus no final… Já disse que não tínhamos outra escolha, não sabíamos que aqueles pneus teriam um desempenho tão mau no aquecimento. Max estava frustrado, o que afetou as suas ações», finalizou.

Sugestão de vídeo: