9.ª prova do mundial de Fórmula 1 chegou a mudar de líder, mas Piastri, que partiu da pole, acabou por ganhar corrida, que terminou com penalização de 10 segundos para Max Verstappen. #DAZNF1

Piastri vence GP de Espanha, mas corrida foi de Verstappen

A 9.ª prova do mundial de Fórmula 1 chegou a mudar de líder, mas Piastri, que partiu da pole, acabou por ganhar a corrida. A prova terminou com penalização de 10 segundos para Max Verstappen, que no final teve momentos com Leclerc e Russell. Últimas 10 voltas foram condicionadas por presença do safety-car #DAZNF1

O GP da Espanha começou e terminou com Oscar Piastri em primeiro lugar e a reforçar a liderança, mas pelo meio houve o que contar. O australiano conduziu tranquilo no Circuito de Barcelona, seguido (quase sempre) de perto pelo colega de equipa Lando Norris; a dupla resistiu às tentativas de Max Verstappen que, no fim, depois de saída do safety-car – que entrara a 10 voltas do fim após despiste de Antonelli -, foi ultrapassado por Charles Leclerc para o terceiro lugar do pódio e ainda foi punido com castigo de 10 segundos, após toque com George Russell.  

O neerlandês foi o melhor piloto da tarde, mostrando ao que ia logo na primeira curva – passou Norris na largada, com este a devolver na 13.ª volta, na reta da meta, motivando imediata ida à boxe (tinha uma estratégia de 4 paragens). 

Voltou à pista em 8.º, mas a partir daí foi sempre acumulando voltas mais rápidas, passando depois Russell para terceiro.  

Piastri foi às boxes na volta 23, com Verstappen a assumir a liderança, que manteve até à volta 30, quando voltou a parar para trocar pneus – Piastri retomou a liderança e não mais a largou.  

Na volta 54 mais drama, com a ativação do safety-car: com os carros mais juntos, Leclerc aproveitou de imediato para passar Max - tinha acabado de ir às boxes e pusera pneus duros, com pouca aderência- e, na última volta, foi passado também por Russell. As queixas pelo rádio contra os dois adversários acabaram por ter efeito contrário: foi penalizado em dez segundos pelo toque com Russell e caiu para 10.º. 

O australiano venceu com uma vantagem de 2,4 segundos sobre o seu companheiro de equipa, mas a diferença poderia ter sido maior, não fosse a entrada do safety-car.

Na classificação geral, Piastri mantém a liderança com 186 pontos, com uma vantagem de 10 sobre Norris. Verstappen é terceiro, com menos 49 pontos, tendo perdido 24 pontos para Piastri após a penalização.

Classificação de pilotos - top-5:

Oscar Piastri – 186 pontos  

Lando Norris – 176  

Max Verstappen – 137  

George Russell – 111  

Charles Leclerc – 94  

(em atualização)