Hamilton acusa presidente da FIA de esterótipo racista
As declarações do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, 14 vezes campeão no Rally do Oriente Médio, estão a causar um enorme tumulto no paddock. Depois de Verstappen e Lando Norris, agora foi a vez de Lewis Hamilton se mostrar indignado com as mesmas.
O piloto britânico até pode concordar com a causa, mas está impiedosamente contra os argumentos. «Concordo com o controlo da linguagem no ar, especialmente tendo em conta os jovens fãs que assistem. Mas quando Ben Sulayem diz que os pilotos ‘não são rappers’, ele está a entrar num território perigoso. A implicação de que os rappers, muitas vezes negros, são menos respeitáveis é um exemplo de estereótipo racial. É um comentário desnecessário e divisivor», avisou o primeiro piloto negro da F1.
#F1 ❗️❗️ || Lewis Hamilton about Sulayem reacted to the abusive radio messages by saying "We are not rappers. There is a difference between our sport and rap music!"
— Mercedes-AMG Passion Club (@MercedesAMGPCF1) September 19, 2024
"It's so stereotypical to say rappers. And most rappers are black. That was the wrong choice of words. There's a… pic.twitter.com/Kxp2h5XxNI
«Aponta para um preconceito racial mais profundo, sugerindo que não somos como ‘eles,’ como se houvesse alguma coisa errada em ser como ‘eles.’ Não acho que essa fosse a intenção, mas as palavras importam. É dececionante ver este tipo de linguagem de numa pessoa da sua posição», disse o piloto sete vezes campeão do Mundo.
Apa yang terjadi dengan Nico Hulkenberg? Harusnya bisa finis P9, tapi di lap 50 malah kesalip Hamilton & Bearman.
— F1 Speed Indonesia (@f1speed_indo) September 18, 2024
Hulkenberg melindas debris karena insiden Checo & Sainz. Tepat setelah kesalip, VSC baru muncul.
Hulkenberg sampai marah-marah di radio...pic.twitter.com/16VMWJCttv
As malditas declarações do presidente da FIA surgiram no contexto de tentar controlar os insultos e os palavrões, apesar de existir um delay nas transmissões para evitar os piores. «Temos que diferenciar o nosso desporto, o automobilismo da música rap. Não somos rappers. Eles dizem a palavra com 'F' quantas vezes por minuto? Não fazemos parte disso. Eles são eles e nós somos nós.»