Maxim Potirniche - Foto: IMAGO

Há dois meses jogava a Liga Conferência, agora... é deputado

Maxim Potirniche retirou-se do futebol para se dedicar à política. Agora, vai ser deputado no Parlamento da Moldávia

Há dois meses estava a jogar na Liga Conferência, agora foi eleito deputado aos 36 anos: esta é a insólita história de Maxim Potirniche.

Internacional pela Moldávia, decidiu abandonar o futebol profissional há cerca de um mês, ao serviço do Petrocub. Razão? Queria mudar-se para a política.

«Sinto que ainda podia jogar, mas quero deixar o futebol quando ainda estou saudável e não numa maca. Nos últimos tempos cheguei à conclusão de que era altura de começar um novo desafio», afirmou, no início de julho, o antigo jogador, à imprensa, quando anunciou a decisão de deixar o futebol.

«Não nasci político, nem sonhava em chegar ao parlamento. Mas, nos últimos anos, tornou-se impossível assistir com calma enquanto mentiras, mediocridade e desinformação contaminam a mente das pessoas diretamente da tribuna do parlamento. Não quero mais ficar de fora», explicou ainda.

Potirniche filiou-se então no PAS, partido que venceu as eleições legislativas da Moldávia no passado domingo, e foi agora um dos deputados eleitos para se sentar no parlamento local. Isto, refira-se, dois meses depois de ter disputado a Liga Conferência ao serviço do Petrocub, na segunda pré-eliminatória perdida para o Sabah, do Azerbaijão.

Um mês depois, a 31 de agosto, Maxim Potirniche fez o último jogo como futebolista profissional e está agora a caminho do parlamento da Moldávia.