João Neves e Bruno Fernandes fizeram, cada um, três golos à Arménia - Estela Silva/LUSA
João Neves e Bruno Fernandes fizeram, cada um, três golos à Arménia - Estela Silva/LUSA

Há 22 anos que dois jogadores não faziam 'hat trick' no mesmo jogo da Seleção

Bruno Fernandes e João Neves permitiram alcançar esta marca pela terceira vez na história de Portugal

Bruno Fernandes e João Neves brilharam mais alto que todos os outros ao apontarem, cada um, três golos na goleada por 9-1 de Portugal frente à Arménia. O médio do PSG marcou aos 30', aos 41' e aos 81', ao passo que o capitão do Manchester United faturou aos 45'+3, aos 51' e aos 72'. Dois hat tricks no mesmo jogo não é marca inédita na Seleção Nacional, mas já não acontecia há praticamente 22 anos.

Foi a 19 de novembro de 2003 que tal marca foi alcançada pela última vez até este domingo, num encontro de caráter particular entre Portugal e Kuwait, disputado no Estádio Municipal de Leiria. Foi a primeira vez que a Seleção Nacional jogou nesse terreno após as obras feitas a pensar no Euro 2004, disputado em solo nacional, e esse jogo marcou a inauguração do remodelado Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Terminou da melhor maneira, com uma vitória por 8-0, com Pauleta e Nuno Gomes a assumirem papel de protagonistas.

O avançado açoriano, melhor marcador de Portugal até ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo, marcou quatro vezes nessa partida, ao passo que Nuno Gomes chegou ao hat trick em 18 minutos, com golos aos 69', aos 75' e aos 87'. Luís Figo marcou o outro tento português.

Pauleta marcou quatro vezes ao Kuwait, em 2003 - Foto: A BOLA

Só aconteceu três vezes

No próximo mês celebram-se os 104 anos do primeiro jogo de sempre da Seleção Nacional, que terminou com derrota por 1-3 frente à Espanha, a 18 de dezembro de 1921. E nestes mais de 103 anos de história, só em três ocasiões aconteceu dois jogadores marcarem três ou mais golos num jogo. A primeira tinha sido em 1999, num duelo com Liechtenstein de apuramento para o Euro 2000, jogado no Estádio Cidade de Coimbra, que a Seleção Nacional venceu por 8-0. Ricardo Sá Pinto e João Vieira Pinto fizeram, cada um, três golos, com Rui Costa a fazer os outros dois.

João Vieira Pinto marcou três golos frente ao Liechtenstein - Foto: A BOLA