Gravenberch abre o livro sobre período sombrio: «Fiquei louco»
Ryan Gravenberch revelou que ficou mentalmente desequilibrado depois da transferência para o Bayern, em 2022, se ter transformado num pesadelo. Segundo o pai, o médio esteve à beira de uma depressão.
Gravenberch teve um papel de destaque sob o comando de Arne Slot, na qual o Liverpool conquistou o título da Premier League. No entanto, só agora conta a sua história sobre o ano desastroso em que, na época de estreia pelo Bayern, foi titular em apenas três jogos na Bundesliga.
Mentalmente difícil
O médio falou sobre o tema numa entrevista à Helden Magazine: «Fiquei louco na minha cabeça. Felizmente, os meus pais mudaram-se para Munique por minha causa. Não sei o que teria acontecido se eu estivesse lá sozinho… foi mentalmente muito difícil.»
O pai de Gravenberch, que também se chama Ryan, acredita que o filho teria entrado em depressão se tivesse ficado sozinho em Munique: «Acho que se não estivéssemos lá com ele, ele teria entrado em depressão.»
Neste período difícil, o neerlandês sagrou-se campeão com o Bayern, mas mesmo assim não se sentiu completamente bem. «Fiquei feliz por termos sido campeões, mas a minha contribuição foi pequena. Estávamos lá como campeões, mas eu não me sentia campeão. Foi uma sensação muito diferente de todas as outras vezes que ganhei prémios», recordou.
Julian Nagelsmann
O internacional neerlandês foi treinado por Julian Nagelsmann na Baviera e explicou porque é que começou «a ficar louco» sob o comando do alemão: «Passei três jogos seguidos a ver a minha equipa do banco durante 90 minutos. Foi aí que comecei a ficar louco na minha cabeça. No inverno, já estava farto. Nos últimos dois meses da época, com Thomas Tuchel, tive mais minutos de jogo do que em todo o período anterior.»
«Lembro-me bem de como me senti no Bayern, mas sei que saí desse buraco. E é disso que me orgulho», destacou, por fim, ele que encontrou a felicidade e o tempo de jogo que procurava no Liverpool, que pagou 40 milhões por ele em 2023.