Gonçalo Ramos a rematar frente ao Metz
Gonçalo Ramos a rematar frente ao Metz

Gonçalo Ramos contra o marasmo: PSG recupera liderança em modo passeio (crónica)

Triunfo tranquilo no Parque dos Príncipes, por 3-0, diante do último Metz. Gonçalo Ramos (assistiu e marcou) foi titular, João Neves e Vitinha saltaram do banco. Nuno Mendes não foi utilizado

A Ligue 1 tem um novo líder. O PSG, com muitas mudanças promovidas por Luis Enrique, a meio do play-off para a UEFA Champions League com o Mónaco, não desperdiçou a derrota do Lens e venceu o Metz, por 3-0, assumindo novamente a liderança do campeonato na 23.ª jornada. 

Luis Enrique lançou Gonçalo Ramos no onze, assim como Dro Fernández, que fez a estreia como titular. Os parisienses entraram praticamente a vencer. Logo aos 3 minutos, Désiré Doué encontrou o caminho da baliza. Zaire-Emery fez um excelente passe e deixou Doué isolado. Na cara de Fischer, o avançado não falhou e colocou o PSG na frente. 

Aos 7’, abriu-se uma clareira no meio-campo do Metz, Barcola recebeu na esquerda e quase dilatou a vantagem com um remate cruzado. Seis minutos volvidos, Barcola tentou isolar Gonçalo Ramos, mas a bola saiu demasiado longa e acabou nas mãos do guarda-redes do Metz. Dro Fernández, na estreia de início, mostrou bons pormenores e foi por pouco que não marcou. Fischer fez bem a mancha e evitou o 0-2.  

Em cima da meia hora, o árbitro mostrou vermelho a Gbamin por falta sobre Gonçalo Ramos, mas, depois de rever as imagens no monitor, alterou a decisão para cartão amarelo.

O PSG aumentou a vantagem a fechar a primeira parte. Fischer defendeu um primeiro cabeceamento de Lucas Hernández e, na sequência, Gonçalo Ramos assistiu Barcola, que só teve de encostar.  

O PSG voltou para a segunda parte sem Doué, que mostrou queixas no adutor direito – Mbaye entrou para o seu lugar. Tsitaishvili tentou colocar o Metz de novo nas contas do resultado, mas o remate desviou num adversário e não levou perigo às redes de Safonov. Aos 55’, Lee Kang-in tirou um grande cruzamento da direita, mas Barcola não conseguiu chegar a tempo para o desvio.  

O jogo seguia em ritmo baixo, algo que também interessava ao PSG, e o Metz tentava soltar-se, ainda que de maneira tímida. Exemplo disso foi o remate fraco e ao lado de Boubacar Traoré. Aos 63’, Luis Enrique colocou mais dois portugueses em campo – João Neves e Vitinha –, e Kvaratskhelia

Aos 77’, o PSG recuperou a bola em zona adiantada e Gonçalo Ramos trabalhou bem perante um adversário e atirou em força de pé esquerdo para o fundo das redes. 

O PSG recupera a liderança com 54 pontos, mais dois que o Lens. O Metz é último, com 13 pontos, e continua com muitas dificuldades para se manter na elite do futebol gaulês na próxima época.