Gil Vicente: Murilo sabe a receita para bater o Santa Clara
O Gil Vicente procura, na próxima segunda-feira, 3 de novembro, às 20h15, voltar a vencer o Santa Clara, algo que não acontece há quase três anos. O duelo, que encerra a 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic, será mais do que um teste à consistência dos galos neste arranque de campeonato: é também um reencontro com um adversário que tem levado a melhor nos últimos duelos.
Os minhotos não vencem os açorianos há três jogos consecutivos. Nos dois encontros da época passada, o Santa Clara venceu ambos: em casa, a 25 de outubro de 2024 (2-1), quando o Gil ainda era orientado por Bruno Pinheiro, e depois em Barcelos, a 15 de março deste ano, já sob o comando de César Peixoto (1-0). Antes disso, a 6 de maio de 2023, ainda na temporada 2022/2023, que marcaria a descida dos insulares à Liga 2, os açorianos voltaram a triunfar, dessa vez por 3-2.
Para encontrar o último triunfo gilista neste confronto, é preciso recuar ao final de 2022. A 29 de dezembro desse ano, o Gil Vicente venceu por 1-0, num jogo decidido por um golo de Murilo Souza, curiosamente, o mesmo jogador que regressou este verão ao clube e que volta agora a integrar o plantel que tentará inverter o ciclo negativo. Nessa partida, o brasileiro dividia balneário com nomes como Tomás Araújo (hoje no Benfica), Fran Navarro (SC Braga) e Kanya Fujimoto (Birmingham City).
O encontro entre Gil Vicente e Santa Clara realiza-se em Barcelos, sob arbitragem de Sérgio Guelho, e promete medir a capacidade dos galos em manter a tendência vitoriosa que têm exibido neste arranque de temporada.