Gil Vicente: Buatu e Elimbi de pedra e cal no centro da defesa
Jonathan Buatu e Marvin Elimbi formam a dupla de centrais que tem sido a base da solidez defensiva do Gil Vicente neste excelente arranque de temporada. O angolano e o francês são, até ao momento, os únicos jogadores do plantel que somaram todos os minutos oficiais da equipa minhota, cumprindo oito jogos completos realizados na Liga Portugal Betclic.
Até à recente vitória caseira sobre o Estrela da Amadora (2-0), também o guarda-redes Andrew era totalista, mas a expulsão aos 56 minutos quebrou a sequência. Do mesmo modo, Ghislain Konan, lateral-esquerdo, que vinha igualmente a somar todos os minutos e a exibir-se a alto nível, acabou substituído aos 84 minutos dessa partida. Assim, Buatu e Elimbi permanecem como os únicos a não falhar um único minuto da época.
A consistência defensiva tem sido um dos segredos para o grande início de época do conjunto de César Peixoto. Em oito jornadas, o Gil Vicente soma cinco vitórias, um empate (em Famalicão) e apenas duas derrotas — frente a FC Porto (0-2) e Benfica (1-2), precisamente os únicos jogos em que a equipa sofreu golos. Com apenas quatro tentos sofridos, os mesmos que Benfica e Famalicão, os galos seguem no quarto lugar da Liga Portugal Betclic, confirmando o estatuto de uma das defesas mais seguras da prova.
A equipa barcelense irá regressar às competições a 18 de outubro, na visita ao terreno do Académico de Viseu, para a Taça de Portugal.