Gil Vicente: apenas Zé Carlos e Andrew sabem o que é vencer na Luz
O prometedor início de campeonato do Gil Vicente tem sido um dos destaques da época 2025/2026. Os galos ocupam o quarto lugar, somam 13 pontos em 18 possíveis e apresentam a segunda defesa menos batida da Liga, apenas atrás do líder FC Porto.
No jogo que abre a 7.ª jornada, os gilistas terão, em teoria, uma das deslocações mais difíceis, com a visita ao Estádio da Luz. A equipa de César Peixoto mede forças com um Benfica pressionado, depois do empate dramático de terça-feira frente ao Rio Ave (1-1), e proibido de perder pontos, sobretudo com o clássico contra os dragões ao virar da esquina.
A juntar ao histórico recente entre águias e galos — seis vitórias em seis jogos para os encarnados —, o contexto que o Gil Vicente encontrará na noite de sexta-feira é complicado, e não seria surpreendente que a equipa saísse de Lisboa com a segunda derrota na prova.
Ainda assim, se contrariar as expectativas, o conjunto minhoto pode saltar diretamente para o segundo lugar. Em caso de vitória na Luz, algo que aconteceu pela última vez em 2021/2022, os gilistas ultrapassam Benfica e Sporting, neste caso, de forma provisória.
Na última vitória dos barcelenses no reduto encarnado (2-1), o treinador era Ricardo Soares e os marcadores foram Samuel Lino e Giorgi Aburjania, enquanto Gonçalo Ramos fez o golo dos da casa.
Já lá vão quatro épocas, mas há dois jogadores do atual plantel gilista que participaram nesse triunfo. Zé Carlos, hoje capitão, vivia a primeira época no clube, e Andrew estreava-se em jogos do campeonato, sendo atualmente uma das figuras mais importantes da história recente dos galos.
Com esse feito ainda na memória, o Gil Vicente procurará aproveitar a instabilidade que se vive na Luz e tentar arrancar novo triunfo, esta sexta-feira, às 20h15.