Gibraltar não gostou de «cânticos insultuosos» na festa espanhola e vai à UEFA
A federação de Gibraltar reagiu aos cânticos entoados pelos jogadores da seleção espanhola na festa do Euro 2024.
Em vários momentos, já com muitas horas de festa em cima, alguns jogadores gritaram «Gibraltar é espanhol», uma mensagem dedicada à Inglaterra, adversária de Espanha na final do Euro 2024, a propósito do território no sul da península, que desde o século 18 está sob administração inglesa.
Um deles foi Rodri, que joga no Manchester City, facto até sublinhado pelo capitão Morata: «Mano, tu jogas em Inglaterra…»
🇪🇸🎵 '¡GIBRALTAR ES ESPAÑOL!' 🎵🇪🇸
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) July 15, 2024
😅 Morata y Rodri se vienen arriba en la fiesta de la selección.
📺 #ChiringuitoSelección 📺 pic.twitter.com/vh5if9vm1o
Esta terça-feira, Gibraltar anunciou intenção de apresentar uma queixa à UEFA, descrevendo os cânticos como «provocatórios e insultuosos».
The Gibraltar FA to make official complaint to UEFA following Spanish Men’s National Team Euro 2024 celebrationshttps://t.co/GWKGrPrlhM
— Gibraltar FA (@GibraltarFA) July 16, 2024
Também o Governo de Gibraltar reagiu. Em comunicado, o executivo descreveu os cânticos como «comentários obsoletos sobre Gibraltar» e considera-os «uma mistura desnecessária de um grande êxito desportivo com declarações políticas discriminatórias».
«A utilização infeliz da plataforma da celebração em torno da vitória no Campeonato Europeu para promover a ideia de usurpar o território de Gibraltar é contrária ao princípio de que o desporto não deve ser utilizado para promover qualquer ideologia politicamente controversa», afirma-se.