Geraldes analisa (o cónego) Jorquera: «Extremo vertical, rápido e tecnicista»
Joel Jorquera. É este o nome do mais recente reforço do Moreirense, cuja oficialização decorreu no início desta semana. O extremo espanhol, de 24 anos, vai atuar pela primeira vez fora do seu país – onde tinha atuado no CE Europa, no Cádiz B, no L’Hospitalet e no Eldense -, razão pela qual A BOLA deu um salto ao país vizinho para tentar aprofundar as qualidades do novo jogador dos cónegos.
Estivemos à conversa com Francisco Geraldes, médio-ofensivo português que era colega de equipa de Jorquera no Eldense e que está, como tal, totalmente capacitado para analisar o mais recente recruta dos verdes e brancos do Minho.
«O Jorquera é um extremo muito vertical, que se destaca também por ser bastante rápido e por ser um tecnicista. Além disso, tem ainda a vantagem de ser um jogador inteligente na ocupação de espaços, mesmo sem bola, pelo que ajuda imenso a equipa no processo defensivo», começou por dizer Geraldes, ele que também sabe o que é vestir a camisola do Moreirense, clube que representou na época 2016/2017, tendo ajudado os cónegos a vencerem a Taça da Liga – foi titular na final ganha ao SC Braga (1-0), a 29 de janeiro de 2017, no Estádio do Algarve, com Cauê a apontar o tento do triunfo do Moreirense.
Francisco Geraldes, que cumpre a primeira temporada no Eldense, da segunda liga espanhola – ao longo da sua carreira, o criativo, formado no Sporting, passou ainda por Rio Ave, Eintracht Frankfurt (Alemanha), AEK Atenas (Grécia), Estoril, Baniyas (Emirados Árabes Unidos) e Johor (Malásia) -, acredita que o antigo colega «pode ser um acréscimo de qualidade ao plantel do Moreirense», elogiando também a sua conduta: «É muito bom colega. É trabalhador e potencia a competitividade no grupo.»
Joel Jorquera está já perfeitamente integrado nos trabalhos às ordens de César Peixoto e pode estrear-se já na próxima segunda-feira, quando o Moreirense receber o SC Braga (18.45 horas), num encontro relativo à 20.ª jornada da Liga. Peixoto (que não estará no banco por ter sido expulso diante do Arouca) voltará a contar com Frimpong, que regressa após ter cumprido castigo, mas continua privado dos lesionados Hernâni Infande e Guilherme Liberato.
Artigos Relacionados: