O selecionador nacional Francisco Neto - Foto: José Coelho/Lusa
O selecionador nacional Francisco Neto - Foto: José Coelho/Lusa

Francisco Neto: «Isto faz parte do crescimento»

Na reação à pesada derrota por 5-0 frente ao Brasil, o selecionador nacional afirmou que estes contextos (e estas derrotas) são importantes para a equipa crescer

Francisco Neto prefere olhar para a derrota da seleção feminina por 5-0 frente ao Brasil, esta terça-feira, de forma positiva, como uma aprendizagem para o futuro: «Hoje levamos daqui muita coisa para melhorar, sabemos que se queremos ser como elas temos de nos expor; acredito que o crescimento das equipas é feito assim, e acredito que daqui a um ano estaremos a festejar o apuramento para o Mundial 2027.»

«Não fizemos um bom jogo, mas faz parte do nosso crescimento. Foi uma vitória justa, porque não conseguimos contrariar o poderio do Brasil», reconheceu.

Sobre o dado de Portugal andar a sofrer golos numa fase muito precoce do jogo, o selecionador nacional afirmou que o minuto é o que menos importa: «É verdade que tem sido padrão, mas o que eu digo às jogadoras é sobretudo a forma como sofremos os golos, a forma como iniciamos o jogos não tem sido a mais correta.»

Francisco Neto também abordou a forte adesão às bancadas, no Estádio Municipal de Aveiro, com mais de 15 mil adeptos: «É importante fazer que outras meninas queiram ser como estas jogadoras. Espero que continuem a ver muitos jogos da Liga BPI e que venham depois em março ver os jogos da seleção.»

Emoções mistas para Raquel Ferreira

No final do jogo, a estreante Raquel Ferreira foi confrontada pelo misto de emoções que estava a sentir: «É uma sensação mista porque estou feliz pela minha estreia. É o culminar de um sonho. É sinal que estou a fazer o trabalho corretamente e tive a confiança do professor Francisco Neto; mas estou triste pelo resultado, porque foi um jogo bastante complicado e acabámos por não conseguir vencer o jogo.»

«Claro que queria que o resultado fosse diferente, mas faremos de tudo para honrar o país», perspectivou depois na conferência de imprensa.

Voltando à estreia da atual jogadora do Torreense: «A estreia é um motivo para continuar a trabalhar e levo este dia para sempre, para recordar com as minhas amigas e colegas.»

A centrocampista também falou da importância das jogadoras mais velhas na integração: «foi uma semana extremamente positiva para mim; por poder conviver com jogadoras tão experientes. Foi mesmo uma semana de sonho e poder estrear-me no último dia foi o culminar desse sonho.»