Francisco Conceição na Juventus

Francisco Conceição punido com um jogo de suspensão, mas árbitros reconhecem vermelho «excessivo»

Extremo emprestado pelo FC Porto viu segundo amarelo perto no final do jogo com o Cagliari por simulação

Depois da expulsão no jogo com o Cagliari, Francisco Conceição, extremo da Juventus, foi castigado com um jogo de suspensão e uma multa de dois mil euros.

O comunicado do juiz desportivo fala em «dupla advertência por comportamento desleal para com um adversário e por ter simulado uma falta na área de grande penalidade adversária».

Mas nem todos consideram justo o castigo e as decisões do árbitro Lívio Martinelli.

O antigo árbitro Andrea Gervasoni, membro do Conselho de Arbitragem, disse logo no domingo à noite, no canal DAZN, no programa ‘Open VAR’, haver «excesso» por parte do árbitro.

«Na minha opinião, o erro neste jogo é a segunda advertência por simulação. Porque o jogador cai depois de ser tocado, de uma forma não punível, porque não era penálti, mas simulação, na nossa opinião, é uma medida excessiva», disse.

O jornal Tuttosport sublinha o «nós» como opinião discordante entre a cúpula arbitral e recorda o caso de Bruno Fernandes em Inglaterra, que foi despenalizado de um castigo de três jogos. No entanto, refere que é difícil que a Juventus recorra, sobretudo sendo apenas um jogo, e tal nunca aconteceu em Itália. «É muito difícil que um castigo seja anulado devido a uma avaliação técnica do árbitro, mesmo que seja reconhecida como errada», nota o jornal.