Sofreu AVC, esteve em coma e sete meses depois voltou a jogar
Do pesadelo ao milagre. Samuel Bastien contrariou todas as expectativas e sete meses depois de ter sofrido um AVC, que o deixou em coma vários dias, regressou aos relvados para se estrear esta temporada pelo Fortuna Sittard, contra o PEC Zwolle, na Eredivisie.
A história do drama vivido já tinha sido partilhada na primeira pessoa, em setembro. «Os médicos chamaram a minha família ao meu quarto, acharam que eu não acordaria», contou ao DH Sports. Mas não foi o que aconteceu. Recuperou e enfrentou reabilitação, como disse ao Circusdaily: «Tinha perdido 10 quilos, estive numa cadeira de rodas e depois de muletas.»
Back with the boys🫶 pic.twitter.com/xrhUCH4UbD
— Fortuna Sittard (@FortunaSittard) December 14, 2025
Agora, o internacional congolês conseguiu o desejado regresso, celebrado com palavras à ESPN: «Os médicos disseram-me há quatro meses que nunca mais jogaria futebol. Tive dores de cabeça e, de repente, tive um AVC e fiquei em coma. Foi uma época louca. Ainda não estou a 100 por cento, mas está tudo bem. Tentei manter-me forte para este momento. É bom estar de volta.»
O regresso foi assinalado pelo treinador Danny Buijs com a braçadeira de capitão: «É um grande incentivo para ele após longa recuperação.»