Fórmula 1 2024: mudanças no formato sprint, pneus e visibilidade
Decorreu hoje a última reunião dos Comissários da Fórmula 1, durante os treinos do Grande Prémio de Abu Dhabi - o último da temporada -, e num comunicado lançado à imprensa, anunciaram que o formato sprint vai sofrer mudanças já no ano de 2024, sem definir, no entanto, que alterações estão a ser estudadas.
Ainda assim, o jornal Motorsport avançou que estão a ser estudadas duas hipóteses: passar a qualificação do sprint para sexta-feira - atualmente ocorre no sábado -, e a da corrida principal para sábado, mas também está a ser ponderada a introdução da grelha invertida. Neste cenário, quando melhor a qualificação de um piloto, mais atrás começa na corrida.
Some updates from the #F1 Commission:
— Phillip Horton (@PHortonF1) November 24, 2023
- Scoops permitted for F1 cars in extreme heat
- Tyre blankets to remain in 2025
- No work on 2026 car allowed until 2025
- Sprint 2024 schedule/format to be finalised in coming weeks
No mesmo comunicado pode ler-se que foi abandonada a restrição do uso dos aquecedores de pneus - que ajudam os pneumáticos a ganhar tração no alcatrão -, que iria entrar em vigor já em 2024. Assim o uso destas 'mantas' mantém-se até 2026.
Ainda sobre os pneus, foi indicado que as equipas vão ter menos dois conjuntos, passando de 13 para 11 disponíveis para cada fim de semana, já no próximo ano.
Depois da reunião foi ainda esclarecido que vão ser testadas novas coberturas de rodas, para diminuir a água que sai dos pneus traseiros, aumentando a visibilidade dos pilotos.
A pensar na segurança dos mesmos, os monolugares vão poder ter uma conduta de ar na frente do carro, para ajudar a arrefecer as temperaturas dentro dos cockpits. A medida surge depois das condições extremas de calor verificados durante o Grande Prémio do Catar, que motivou queixas dos pilotos.