Fim da crise? Ajax soma primeiros três pontos na Champions League
Ainda será cedo para se abrir um novo capítulo definitivo na época do Ajax. A derrota (0-2) com o Benfica na última jornada da Champions League foi a quarta consecutiva. Desde então, são três jogos seguidos a vencer, para uma equipa que ainda nem tinha ganho dois jogos consecutivos.
A vítima foi o Qarabag, que perdeu (2-4) pela primeira vez nesta edição da Champions em casa e desperdiçou a hipótese de cimentar o seu lugar nas posições de acesso ao play-off.
No início do jogo, o Ajax foi… igual a si próprio, no que toca à presente época. Camilo Durán, ex-Portimonense e que já marcara ao Benfica, inaugurou (10’) o marcador cedo. Kasper Dolberg empatou (39’) empatou a contenda com um forte remate de fora da área, mas Matheus Silva, que em Portugal jogu no Farense e no Moreirense, repôs o Qarabag na frente, após uma distração defensiva do Ajax, surgindo isolado na área para finalizar.
Debaixo de uma chuva copiosa, e motivado pelos triunfos com o Groningen (2-0) e o Fortuna Sittard (3-1), o Ajax acreditou na reviravolta e conseguiu-a no espaço de três minutos.
Oscar Gloukh fez (79’) o 2-2 com um tiro da meia-lua e Anton Gaaei aproveitou um contra-ataque para completar a reviravolta. Com o Qarabag balançado para o ataque, Gloukh aproveitou os espaços na defesa azeri para bisar (90’) e selar os primeiros pontos do gigante de Amesterdão nesta edição da Champions League.
O Ajax evita assim a assustadora hipótese de terminar a Champions League com zero pontos e sai do último lugar, agora ocupado por Kairat e Villarreal, ambos com um ponto. A equipa neerlandesa tem os mesmos três pontos que Slavia de Praga e do Benfica, que joga esta quarta-feira com o Nápoles. Os comandados de Fred Grim chegam na melhor forma da época ao duelo escaldante com o Feyenoord no próximo domingo, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Eredivisie.
Já o Qarabag está no 21.º lugar com sete pontos e após um excelente início de campanha, com a vitória no Estádio da Luz, só ganhou um ponto nas últimas quatro jornadas.