Nepal, de azul, a defrontar o Bangladesh
Nepal, de azul, a defrontar o Bangladesh - Foto: IMAGO

FIFA suspende Federação de Futebol do Nepal por interferência em eleições

Interferência do Conselho Nacional dos Desportos no processo eleitoral da ANFA em causa

A Federação de Futebol do Nepal (ANFA) foi suspensa esta quinta-feira pela FIFA devido a interferência governamental no seu processo eleitoral. A decisão, tomada pelo Bureau do Conselho da FIFA, tem «efeito imediato e até nova ordem», retirando à ANFA todos os seus direitos como membro.

Na origem da sanção está a ingerência do Conselho Nacional de Desportos (CNS) do Nepal. O conflito intensificou-se quando o presidente da ANFA, Pankaj Bikram Nembang, tentou antecipar as eleições para a liderança da federação em cinco meses, antes do final do seu mandato. Esta iniciativa gerou protestos internos e levou à intervenção do CNS, que não reconheceu o processo eleitoral antecipado e suspendeu a federação a nível nacional, uma decisão que viria a ser revogada mais tarde.

A FIFA, por sua vez, não tolera interferências de terceiros nos assuntos das suas federações-membro, o que motivou a aplicação desta pesada sanção. O impasse entre a ANFA e o CNS resultou no cancelamento das eleições, deixando o futebol nepalês numa situação de total incerteza, especialmente porque o mandato de quatro anos de Pankaj Bikram Nembang terminou no passado dia 19 de junho.

Como consequência direta desta suspensão, a Federação de Futebol do Nepal fica impedida de participar em quaisquer competições organizadas pela FIFA, bem como de estar presente no Congresso do organismo que rege o futebol mundial. A medida terá ainda de ser confirmada na próxima reunião do Conselho da FIFA.

A iniciar sessão com Google...